Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   14c < Page 14d > 15a

esto fez ele porq lho emuiaram eles rogar. E aqle seu yrmão morou la huũ anno eles aqle anno forẽ eles marteyrados. e tornou se a cabo do anno o yrmaão de marçelo pera ele. e contou lhe toda sua payxaã deles. segũdo q agora ouujredes. Mas como qr q latim este escripta a payxã dles de suũ a de sam nereo e d sam achileo porq he assaz deptida. e se pode bẽ apartar. cõta uo la emos nos aqui a sua pte. E por ẽde vos leyxaremos agora aq de falar de nereo e d achileo. e cõtar uos emos de eutiees e de victorino e de maro.

¶Das payxões dos martyres q forõ marteyrados no tẽpo de Neruya o empador. e logo da vida e da payxõ de sam eutiees. e de victorino e de maro. e d como os tolheo aureliano da ynsoa d põto. Capitulo .xxj.

AQuele ãno meesmees: erro por talvez por medes. q marçello ẽujou seu yrmão a ynsoa de ponto a morar os cõfessores q hy erã por razõ da carta q lhe emuiarã euties e victorino e maro da payxão d nereo e d achileo segũdo que vos de suso cõtamos no cabo da payxom deles ambos moreo domiçilo o emperador. E foy alçado por empador de roma ner


Guardar XMLDownload text