Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   15a < Page 15b > 15c

os aly cauar terra todo o dya. e a noute mandaua lhes dar a comer as alimpaduras do trjgo.

¶De como Eutiees deu saã a filha do arẽdador hu ele moraua. que era demoniada. E Uictoryno o moordomo do seu logar que era paralytico e maro o guardador da uila hu ele estaua que era ydropigo. Capitulo .xxij.

EStes sanctos cõfessores estando assy em seruidõ em em ẽ: erro por repetição. aqueles logares q auedes ouujdo deu lhes o nosso senhor a sua graça aqueles logares estranhos. Ca aueo assy q a filha do arẽdador do logar onde eutjes moraua era demoniada. e deu a ele sam e qnerian lheqnuerian lhe: erro por querian lhe. por ende todos grande bem. e fazian lhe algo E o moordomo do logar õde outrosy estaua victorjno auja tres annos q era tolheyto de seus nembros todos e de o saão vjctorino e cayo por elo grãde amor ele e com todolos outros do logar d guisa q lhe faziã mujto prazer Outrosy o q tynha guarda a uyla hu maro moraua auya sete ãnos q era ydropigo e sofreo muy grãde coyta e muy grãde ẽfermidade. e du o saã maro e faziã lhe por elo bẽ. assy como aos outros ẽnos outros logares E agora ouujde e contar vos emos d como forom marteyrados.


Guardar XMLDownload text