Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   15c < Page 15d > 16a

saẽ hũas agoas muy fedorentas e muy çujas e q saẽ p canos d pedra exofre. e fedẽ muy fortemente. e leuarõ no la e dejtarõ no ela a cabeça pera fundo e teuerõ no so a agoa bẽ tres oras do dya e dsy tyrarõ no fora. e ẽforcarõ no esteue ẽforcado tres dias. E a cabo do terceyro dya sayu lhe a alma. e foy sse pera nosso snor jesu o. E mandou aurelyaão q soterrassẽ o seu corpo. e steue aly dya por soterrar em aqle logar q era chamado cotilas. Mas vierõ huũs pobos anos d huũa çidade q ha nome amjterno e arebatarõ no dally e lleuarõ no a huũa terra e soterrarõ no la. E agora ouuyde e contar vos emos de sam Maro.

¶De como maro leuou seus hõbros a pedra muy pesada. e desy foy morto a ferydas. Capitulo .xxv.

DEpojs de todo aqsto ẽujou aurelião seu amigo q auja nome turgio e mãdou lhe q trouuesse maro. e q lhe fizesse poer hũa grãde pedra cima d guisa q morsse soo ela. Onde foy assy q tomarã hũa grãde pena q a penas a podiã sopesar sateenta homẽs e poserom lha sobre os õbros. E o beẽ auen


Guardar XMLDownload text