Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   p2d < Page p3a > p3b

Da vida e paixõ d allexãdre e logo como fazia sinhal os olhos aos q qriã negar. fol .clxvij. Da paixõ d põtico e logo d como forõ trazidos do carçer a julgar pãte o juiz e assy d sãta blãdina sua madre. fol .clxvij. Dos martires q forõ marteirados ẽno tpo de nero ẽpador. e logo da paixõ d basilides e d como deu o juiz a sentença cõtra santa potamiana fol .clxix. Dos mrtyres q forõ marteirados ẽno tpo d dçio o ẽpador e logo da paixõ de metranometrano: erro por materno (v. outra ocorrência no fl.170d). e como foj pso e ferido paos fo .clxx. Da paixõ d serapio e logo de como santa canta foj atada polos pees e arastada p toda a villa. e dsy moreo toda espadaçada ferros fo .clxxj. Da paixõ d juliano e logo de como forõ atormẽtados d mujtas guisas os hũs moriã os outros negauam fol .clxxij. Da paixõ d euno e logo d como ho poserõ huũ camello e [] trazidoe […] trazido: lacuna semântica. Parece faltar um forma do verbo ser como auxiliar do particípio passado trazido. p toda a villa e açoutando o ferindo o morreo. fol .clxxij. Da paixõ d cauallo d’aleixãdria e logo d como foy dgolado per mandado do juiz fo .clxxiij. Da paixõ d matario o d libia e logo d como o qymarõ fol .clxxiij. Da paixõ d epimato. e logo d como moreo qymado fol .clxxiij. Da paixõ d alexãdre e logo d como lhe derõ tormtos d torçimẽtos emno carçer depois o queima

Guardar XMLDownload text