Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   19a < Page 19b > 19c

dor muyto sodes d duro coraçom pois que as palauras vos nom podem tornar. mas a vossa piedade he contra vos porque cobiçaua de vos fazer milhores por tal que ajades connossco muy honrrado poderio de caualaria. Respõdeo emtom sam Faustino e disse honrada caualaria auemos nos a q nos deu o nosso sehor jesu o. ca a vossa caualaria p tempo se acabara. ca vos outrosy per tempo desfaleçeredes. mas a nossa caualeria por sempre dura. E disse emtonçe Adrião ja ca assaz he q vos hey ouuidos muy mansamente. mas ou sacrificade ao sol ds nunca vinçido ou senom fazer vos ey morrer p muytos tormentos. Responderõ sam Faustino e sam Jonita e diserom nos fazemos sacrifiçio a ds viuo q pose o soll em honramẽto do çeeo. mas se o sol que vos tu a nos mandas adorar o ds verdadeiro o deu para nosso seruiço.

¶De como sam Faustino e sam Jonita tornarom o ydolo do sol. e os rajos que tinhã em çima da cabeça luzẽtes negros come pez. Cap .xxxiij.

QUando Adriano o enperador oouuyo aqsto foy muy sanhudo. e feze os leuar ambos ao


Guardar XMLDownload text