Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   22b < Page 22c > 22d

com eles ataa hum rio que he chamado mella. E comfortarom se alj os huũs aos outros e desy deron se paz e partiron sse chorando muy fortemẽte E dsque se tornou o bpo dos aãos os bẽ auenturados caualleyros de jesu cristo sam Faustino e sam Jonita de coloeero hindo presos nas cadeas chegarom ao terçeiro dia a medialano.

¶De como estemderom os santos martires em terra. e lhes deytarom pelas bocas chũbo deretido per canudos e se espargia o chumbo pelos rostos dos seruentes e a eles nom fazia mal nhum. Capitulo .xlj.

LOgo que adriano o emperador soube de como os santos martires erã vĩdos mãdou apostar sua seeda emnas cormas de Ereulio e mandou os logo trager ante sy. porque sabia que eram camsados do caminho do trabalho. Ca bem cuydaua o mal auenturado q os muy fortes caualeiros d ds porque serian camsados do caminho e do trabalho obedeçeriam a seus mandamentos. E desque forõ ante ele começou lhes a fallar muy soberuosa voz e disse lhes sabedes


Guardar XMLDownload text