Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   23d < Page 24a > 24b

sacrifiçar aos deuses mata os a espada. Emtõ o cumde Aureliaão tomou os bem auynturadosauynturados: erro por auẽturados. martires e mandou os leuar psos em cadeas a çidade d Brixia onde sacrifiçar aos deuses mata os a espada. Emtõ o cumde Aureliaão tomou os bem auynturados martires e mandou os leuar presos em cadeas a çidade de Brixia onde: no início da nova página, o compositor repetiu o texto das cinco últimas linhas da página anterior, com variantes gráficas. vierom. Mas quãdo os aãos souberom a sua vinda. sayrom a eles com sam apolonyo o seu bpo e alegrarom se todos com a sua vijnda E mandou emtom o comde Aureliano que tuuesem ante ele os sãtos martyres. E dsque chegarom ante ele. començou lhes a dizer que dessem sacrificios aos seus deuses e os santos martyres respnderõ e diserom lhe. Nos muy de grado somos aparelhados de morrer ãte polo amor de nosso senhor jesu o q de obedeçer aos teus mãdamentos. E quãdo Aureliano o conde ouuio aqsto feze os leuar fora da çidade e degola os ala. E forom logo leuados os muy fortes martyres de jesu o fora pola porta da çidade pola carreira de cremona. e aly ficarom os giolhos e degolarom nos aqueles que os auyam d matar. E assy reçeberõ eles morte de hũa ora pera guaanhar a vida que ha de durar por sempre. E todas aquestas cousas acõteçerom emno tempo do emperador adriano. tambem em brixia como em roma. e como em todalas outras çidades. Mas a sua bem auiuturadaauiuturada: erro por auinturada. paixom foy acabada em brixia xiiij. dias por andar do mes d feuereiro reynando o nosso senhor jesu

Guardar XMLDownload text