Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   26d < Page 27a > 27b

vos de suso cõtamos. E como aureliano foy emtrado emna çidade obedeçerom lhe todos os senadores. e Seruiãno todos assy como se foessefoesse: castelhanismo. trajano mesmo. E logo como ele foy demtro emna çidade de Roma. veerom a ele os bpos dos templos. e começarom lhe menẽcoria a comtar todalas cousas q fizera sam Alexamdre e hermes. o adiãtado. e fezerom emçerrar Alexamdre papa emo carçer. E por aquesta razõ se aleuãtou muy grãde cõtenda antre o poboo de roma. Ca huums chamauam queimẽ viuo Alexamdre. e outros diziam. Mas hermes due arder viuo que tantos milhares d homẽs ha estoruados do seruiço dos deuses. e que os fez leixar os templos. e fez a cada huũ deles quebramtar os deuses que estauã muy alegres emnas suas seedas.

¶De como o anjo trouue de noite Alexamdre ao logar hu estaua preso sam Hermes por tal que creesem querino o tribuno. Capitulo .lij.

EStando Hermes o adiantado da çidade pso emna cassa d qrino o tribuno disse lhe. O tribuno que rezam foy. que homẽ


Guardar XMLDownload text