Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   30a < Page 30b > 30c

pondeo. Pela vertude d nosso senhor jesu o. e disse lhe. Mesqnho mal auentuyrado liura a tua alma por tal q te nom reçebam as perdurauees penas. Emtom o conde Aureliano feze o poer no eculeo. e poer que nom quedaua d dezer lhe muytos tortos. mandou lhe cortar os pees. e as maãos. e depois mãdou o dgolar. e deitar aos caẽs. E os aãos tomarom o seu corpo e soterrarõ no muy honrradamente em meo da carreira que he chamada Apia emno começo de preçeitaco. E a sua filha Balbina ficou sẽpre em virgindade. e estaua semp beyjando o colar da cadea de sam Alexamdre per quẽ ela foyafoya: erro por fora. salua. E disse lhe emtõ sam Alexamdre. Leixa aqsta cadea mais vay e demãda as cadeas do bẽ auẽturado meu snor pedro. e aqlas beija. e leixa de beyjar a minha.

De como hermes foy dgolado e todolos outros martyres forõ deitados ẽno mar moos atados nas gargãtas. Capitulo .lvj

DEpois daquesto o conde Aureliaão mãdou degolar hermes o adeantado da çidade d roma. E desq foy dgolado a sua yrmãa Tehodora q era muj sãta dona e d muy boa vida tomou o seu corpo e soterrou o na carreira salaria a uelha. e muy lõge da çidade d roma. e esto foy no.v. dia do mes de setẽbro e dsy o cõde


Guardar XMLDownload text