Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   30b < Page 30c > 30d

Aureliano mandou todolos outros que forom baptizados no carçer meter em huũa naue velha. e leua los a alta mar. E desy mandou lhes ala atar sehas pedras nas gargantas. e deita los de cabeça ao fũdo emno mar.

¶De como sam Alexamdre foy posto no eculeo e rascado com hunhas de ferro. e queimado com fachas ardẽtes. Capitulo .lvij.

DEsque os santos martires foram marteirados assy como auedes ouuido mandou o conde Aureliano traer ante sy sam alexamdre o papa. e disse lhe. Demando porque queres ante morer q ser vemçido. e sam Alexamdre disse. por meu grado. agora serias cam. e ynda peor que cam que ser podesse ca o cam polos seus maos feitos no metem emno fogo perdurauel. mas more huũa vegada todo de suũ o corpo e o sprito. Mas aqle que se partir da semelhança d ds seresere: erro por sera. culpado de tormento perdurauel. Ca assy como he culpado de aquele que he ousado de emçujar a semelhamça da tua ymagem das tu que es temporal penas temporaes aos homẽs assy ds que he pdurauel de penas perdurauees aos q


Guardar XMLDownload text