Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   33d < Page 34a > 34b

maneira. leuamtarõ se aquela sazõ contra o emperio de Roma as gẽtes dos agarenos. e todalas q morauam emna ribeira do ryo de eufrates. E começarom a reynar cõtra os romanos. E quando ouuirom o emperador Adriano e Antonio forom muy sanhudos. e tomarom suas hostes e forom lidar comtra seus imigos. E nom leuarom per toda quãta companha leuarom mais de.xvj. mil homeẽs noue mil em huũa companha. e sete mil em outra E desque forom achegados ao logar hu estauam seus emmigos. e virõ a grande multidoõe que tragiam. ca eram bem çem mil os da outra parte. ouuirõouuirõ: castelhanismo. muy grande espanto os Emperadores. e temerom se muyto. E fugirom daquele logar hu tinhã postas suas hostes com sete mil que fugirom com eles.

¶De como apareçeo o anjo aos .ix. mil Caualeiros que ficarom. e os fez tornar ãos e vemçerom com sua ajuda. todos os seus jmigos. Capitulo .lxv.

DEsque os Emperadores forõ fogidos com aqueles sete mil d sua cõpanha. aquaeçeo o ma


Guardar XMLDownload text