Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   36a < Page 36b > 36c

hiã eles d suũ. vinte mil outros q os crucificassem. e hiam tãtos outros gẽtios q poderiã ser cõtados por ver a grãde marauilha da mortindade de tantos homẽs. E desta guisa forõ todos em huũ ataa o mõte ararath hu mandarõ que fuessemfuessem: castelhanismo. crucificados. E logo como chegarõ ala. atarõ todolos santos a huũs madeiros que estauam hi chãchadoschãchados: erro por chantados. emnas pedras ataa q os ouuessem todos crucificados e Ca era aqle monte muy cheo de penas. e muy aspero E os caualeiros q crucificauã os santos martires guardauã nos bẽ como lhes era mandado. E auya em aqla cõpaha huũ q era mayoral de toda a crelizia. e huũ caudel e qtro mestres de caualeiros. e çinquo cõdes. e noue tribunos. e doze mestres do cãpo. e .xx d casa dos emperadores assy q forẽ cruçificados em aquele dia todolos dez mil martyres.

¶De como sam Agacio estãdo cruçificado. Começou a despoer a ley de nosso senhor a todolos outros meestres q estauã crucificados aredor dele. Capitulo .lxxj.

EStãdo aly cruçificados os santos martires. abrio a boca sam eliades e disse a agaçio. o adeantado dos creligos. porq aguora vemçemos alegrãdo nos emna cruz de o. rogo


Guardar XMLDownload text