Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   39a < Page 39b > 39c

sam çiriaco. e de samta Julita.

¶Dos martires que forom marteirados emno tempo de Alexamdre o emperador. e logo da vida. e da paixom de çeriaco. e de sãta Julita. e de como sam Calisto o papa foy deitado emno poço com hũa pedra a gargãta. Capitulo .lxxix.

SEgundo q vos d suso cõtamascõtamas: erro por cõtamos. emno primeiro liuro Alexandre o emperador começou a reynar em Roma emna era de dozentos e.lij. annos quando amdaua o anno em que nosso senhor jesu cristo naçeo em duzentos e.xxiiij. e que auia quatro que Calisto fora apostoligo de Roma. e q andaua em huũ anno o reyno d astrogata rey dos godos. e foy emno seu tempo muy grande a perseguiçom ẽnos aãos segundo que de suso ouuistes. e antre todolos outros forõ hi marteirados sam çiriaco. e scta jolita segundo que vos agora cõtaremos. E sam calisto papa outrosi que foy em aquel tẽpo apostoligo de roma depois de sam Pedro. e que foy natural d Roma outrosy E pois ele estamdo aquela sazom muy firme emna ley de nosso sehor


Guardar XMLDownload text