Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   42c < Page 42d > 43a

to dias. e começarõ de seruir a sam qrino o seu auer todalas cousas q mester auia. E lauauã lhe os pes a el. e a todolos outros psos q hi jaziã. e desy deitauã aqla agoa sobre suas cabeças. e d seus filhos E em aqle tẽpo mãdo claudio. o ẽperador q se algũs aãos fossem achados qr antre o poboo quer antre os prisoneiros q fossem logo atormẽtados sem tardar. E tanto q aqle seu mãdado foy sabudo per toda a terra forõ psos duzẽtos e.lxij. aãos q forõ postos a cauar area por o nome de jesu o. emna carreira salaria. E desi mãdou Claudio q os posessẽ fora dos adarues da porta salaria emno AmfitriacoAmfitriaco: v. nota ao fl. p10d.. da çidade. e bem assy foy feito. e desy mandou aos caualeiros que os matassen setas. E desta guisa reçeberõ marteiro todos aqles santos martires d nosso snor.

¶De como Mario e sua molher. e seus filhos sam johã o preste soterrarõ os corpos dos santos martires. Capitulo .lxxxvj.

DEsque aqsto aconteçeo como auedes ouuido forõ muy tristes por ẽde mario. e santa maura sua molher. e seus filhos. e veerõ d suũ johã o pste ao logar hu jaziã os corpos dos sctos martires q forõ hi mortos. e acharõ muy grãde fogo que


Guardar XMLDownload text