Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   43c < Page 43d > 44a

deroso em todalas cousas. e em jesu o seu filho criador de todalas cousas outrosy que fez o çeo. e a terra. e o mar. e todalas cousas q em eles sam. Respondeo emtom huũ sabedor da ley q estaua hi Claudio. E disse a muy grandes vozes contra Ualentino o preste. q diras tu emna desputazom de jupiter o ds ou de mercurio. Respõdeo sam Ualẽtino. e disse. Diguo que som homẽs muy mesquinhos e muy cujos que viuerom sempre todo o tempo mal auenturadamẽte a sua vida em çugidades e em dleytos. e prosfaços dos seus corpos. mas mostra me a geraçõ dles E veras que çujos forõ. Respondeo ẽtõ o mestre dos deuses abertamente a grandes vozes. e disse. Doestas os deuses gouernadores do estado do senhorio d roma E aquel dia Claudio. o empador ouuyo o mais sofrudamente. e respondeo a sam Ualentino. e disse lhe. Se o ds he. porque me mostras que he verdade. Respondeo emtom sam Ualentino. e disse. Ouue a mi a tua piedade. e ouue me tu rey e sera feita a tua alma e acresentar se a. o teu senhorio. e moiram os teus emmigos. e tu seras vençedor de todas as cousas. e reynaras em este mundo. e emno outro segre que ha de uir Mas aquesto te castigo tam solamente que te rependas do sangue dos sãtos que deramaste. e que creas en

Guardar XMLDownload text