Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   44b < Page 44c > 44d

mandares. e respõdeo emtõ sam Ualentino. e disse Uay e trage a a my emno nome de nosso snor jesu o E correo logo Asterrio a muj grãde pressa. e trouue a menina çega ante sam Ualentino. E ele alçou as maãos cõtra o çeo. e começou de chorar muy fortemẽte. e disse. Senhor ds poderoso em todalas cousas. e padre do nosso snor jesu o. e padre de misericordia que euuiasteeuuiaste: erro por enuiaste. o teu filho nosso snor. porq nos trouuesses das tebras a verdadeira luz. E senhor a ty rogo eu q som pecador e nom digno q porq tu saluas todas as almas. e nom queres q nẽhuũ pereça. Rogo eu a tua piedade. por q coheçã todos q tu es ds padre e cridor de todalas cousas q abriste os olhos aql q naçera çego. e q resuçitaste do mojmento Lazaro q fedia ja. A ty rogo q es verdadeiro lume e snor de todos os caudes. e de todalas potestades. po nom sera feita a miha voõtade. mas a tua sobre aqsta serua senhor duo la alumear do lume do teu emtẽdimento. Emtõ posse a maão sobrelos olhos da çega. e disse. Senhor jesu o alumea asta serua. ca tu es ds. e verdadeiro lume. E logo q ouue aqsto dito. logo forõ abertos os olhos dla.

¶De como sam Ualẽtino baptizou Asterio e sua molher. e todolos de sua casa. Capitulo .xc.


Guardar XMLDownload text