Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   66d < Page 67a > 67b

degolarõ no aly o primeiro dia d dzẽbro. E assy foy marteirado o bẽ auẽturado martir samto Ansano em aquele mesmo dia que auedes ouuido emno poder de Lisias o pconsul seẽdo emperador de Roma Diocliçião e maximiaão. E foy soterrado acerca daqle rio hu moreo E fez o nosso snor muytas marauilhas. e mujtas vtudes aqle logar polo seu amor ataa o dia d’oje. mas agora vos leixaremos aqui d falar de santo Ansano. e de santa maxima. e contar vos emos da vida. e da paixom de sam Sauino o bpo.

¶Da vida e da paixom de Sauino o bpo que foj marteirado tres dias por andar do mes de Dezembro. e logo da carta q emuiou Maximiano o empador a Uenustião o adiantado de tusçiã de como marteirasse os cristaãos. Capitulo .cxxxvij.

CAtorze dias por ãdar do mes d’abril estãdo o emperador Maximiano angusto de que vos d suso comtamos em meo da sua corte Começou a chamar a mayor partida da sua gente a grãdes vozes. e a dizer. Moyrã os aãos. e seja firme o prazer do empador e de


Guardar XMLDownload text