Corpus de Textos Antigos
Menu principal
Powered by <TEI:TOK> Maarten Janssen, 2014-
M1008T1008 História de mui nobre Vespasiano
Title História de mui nobre Vespasiano
Autor Desconhecido
Edição Maria Inês Almeida
Tradução/Redacção Tradução do castelhano. O poema em francês do séc.XII Vengeance de Nostre-Seigneur ou Histoire de la destruction de Jerusalem está na origem de prosificações levadas a cabo nos sécs. XIV e XV e que forneceram o arquétipo para as traduções ibéricas deste texto.
Data da Tradução/Redacção 1496 (antes de)
Testemunho Lisboa, Valentim Fernandes, [1496?]. Biblioteca Nacional de Portugal, Inc. 571
Data do Testemunho 1496
BITAGAP Manid 1008, cnum 1008, Texid 1008
Género Novelística
Opções de representação
Texto : Diplomatic form Normalized form - Mostrar : Cores Formatação <lb>
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
asy como esta molher q vos aq trago q estaua bẽ assi como vos . e cõ aqlle signal de jhesu o guaresçeo e saarou . porq vos digo ẽ verdad snor . q vos adorãdo ẽ aqlle q he verdadeyro de : e verdadeyro homẽ todo poderoso . e tomou carne da virgẽ santa maria . e nasçeo sem door e sem corrõpimento q ella nõ teue e quis morrer na cruz por saluar a linhagem humanal e depois resorgio ao terçeiro dia . e aos quarẽta dias sobio aos çeos depois q resorgio em presença dos se apostollos . e depois a cabo de dez dias q foy sobido aos çeos emviou o esprito sãto sobre os apostollos . e desçenderaa ao dia do juyzo verdeiro ds e verdeiro homem julgar os boos e os maaos . e a cada huũ dara o galardõ segũdo teuer mereçido e feyto . E depois senhor a mester que vos bautizedes cõ a augoa do esprito santo bem asy como o custumã os vossos cristaãos e logo serees saão E se todas estas cousas vos nõ fezerdes nõ podes seer saão d vosa ẽfermidad e d vossa doẽça ẽ nehuũ tẽpo . E todas estas cousas eu aprẽdy senhor em huũ sermõ que ouuy pgaar em esta çidade no tẽpo de vosso padre . e tambẽ em jherusalem de jacob vosso leal seruidor e amigo do santo profeta jhesu christo .
¶Como disse o emperador que se deus he he: erro por lhe. daua saude que vingaria a morte daquelle santo profeta jhesu chisto chisto: erro por christo. . Capitollo . x.
Guardar XML • Download text