Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   115c < Page 115d > 116a

mereçamos seer paçeiros dos se pmetimẽtos. segundo q ele pmeteo de dar a todos aqles q pmetessẽ leixar os viços dste mũdo pelo seu amor. e q seguissem o cordeiro d ds hu quer q fosse. E pois como podemos nos demandar ajuda aos madeiros. e as pedras. e dezemos ymagẽs dos duses. mas dos homeẽs demoniados. Ca aqstes vossos deuses a tãto astarnhoastarnho: erro, talvez por escarnho. som tornados q se forẽ muj fortemẽte aptados ferro. ou chũbo. podẽ estar dereitos em pe. E se porq os guardã os caẽs. furta los hyã de noite os ladroẽs. E pois. porq sodes çegos? Emtõ Diocleçião. e Maximiano grãde desdẽ q ouuerõ. mãdarõ aos caualeiros q hi estauã q os leuassem ante o tẽplo de hercules. e se qsessẽ hi sacrificar. q os tormentassem de muy forteforte: erro por fortes. tormẽtos. E os caualeiros tomarõ nos. e leuarõ nos ao tẽplo d hercules segũdo que lhes os ẽpadores mãdarõ. E depois q os poderõ mouer p nẽhũa razam. mas q deziã. q mais cobiçauã morer polo amor de nosso snor. q nom viuer. Emtõ os caualeiros estẽderõ nos em terra. e ferirom nos muj fortemẽte. e diziã lhes. Porq nom obedeçedes aos mãdamẽtos dos emperadores. e q façades sacrifiçios aos duses poderosos todalas cousas. segũdo q a natura ha ordenado q deuedes fazer. E os martires disserom aos cauallos. A ds

Guardar XMLDownload text