Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   Saturnino de Tolosa-4 < Chapter Saturnino de Tolosa-5 > Saturnino de Tolosa-6

¶De como Cerino e Faustino. e Fortunato os tres senadores forõ comuertidos per sam Sadornym. e tornados a fee de cristo. Capitulo .cclxiij.

DEsque aquesto acõteçeo assy como auedes ouuydo o bem auẽturado sam Sadornym achegamdo muytas almas a nosso senhor. Aueo assy. ao septimo dia que auia que ele emtrara em Pampalona. que veerõ a ele firmo o senador de que vos de suso cõtamos. e Faustino. e Fortunato com muy grande companha de homẽs. e chegarõ se ao bem auenturado martir por reçeber dele o santo offiçio da nossa fee. E as cousas que eles auian ouuidas do santo Honesto clerigo de missa. qria o aprender. e saber d sam Sadornym o sancto bpo. E o que eles aprẽderom per descobrimẽto d’outrẽ querian o ver per proua d muytos milagres. E seuerom ante ele açerca de tres dias. e o que eles ouuirom dezer. Prouarõ no todo. e acharom que era verdade. E eles q andauam buscando preegador acharom comselhador. e reçeberon o muy bom comselho de saude. E leixarom a honrra dos ydolos que os tragiam a morte. e reçeberõ os vij. doẽs da graça de deos. e adorauam a trindade ao padre. e ao filho. e ao spiritu sancto. E desq ouuerom todo esto prouado Firmo. e Faustino. e Fortunato os senadores. Deitarom se ante os pes do santo bpo. E começarom a dizer a grandes vozes. e a demãdar o baptismo creendo d todo coraçaõ em aquele ds que sam Sadornym pgaua. E os que fezera muj nobres a grande alteza do senhorio de senadura. Estes fez obedeçer aos seus castigos. a fee. e a graça do scto bpo E porque lhes faleçeo a mezinha. e o fisico nẽ lhes faleçeo o bpo q os trouuesse a mereçimẽto d coroa. veo lhes a graça do spiritu santo. e a fonte viua. e foy saã a sua chaga e foy tolhida dles a sua muy grande emfermidade. E foy lhes dada em todas cousas a graça de nosso senhor. e forom baptizados os senadores. e muy grãde poboo com eles. Louando ao seu rey jhesu cristo. q he em todalas cousas. E depois que ouuerom reçebida a agoa do baptismo. e saude emno nome da santa trindade. Leixarom o argulho dos gentis. e creerom o rey da muy grande bem auẽturãça. de guisa. Que aqueles que eram primeiramente poderosos. e adeãtados. e senadores do poboo. forom feitos creẽtes. e confessadores muy claros. E os que eram ante soo ho escomungamento da eresia. e emganadores de sy meesmos forõ tornados muy nobres preegadores d ds. e pgoeiros da graça q ha de durar por sempre.


Guardar XMLDownload text