Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   124b < Page 124c > 124d

EStando os gentios ferindo sam Sadornym de muytas feridas e ma võtade fortemente. Começou ele de falar. e disse. Porq vos tomou tam grande samdiçe q vos trabalhades de me fazer sacrificar o mao sacrifiço. e çujo? Mas escuitade me. e creede que eu nunca sacrificarey ja aos ydolos. mais aquele soo deos poderoso em todalas cousas d quẽ eu espero auer coroa. Aaquele sacrificarey eu sacrifiçios de louuores ẽno altar do meu coraçaõ. E aquele cfesso eu emno coraçom. E aquele gabo. e aquele seruo em todolos meus feitos. E aquele demãdo. e cobiço dar a minha alma por ele. E pois como qredes q tema eu aqlles que temẽ a my. segũdo vos outros dizedes. Pois rependede vos. e conuertede vos segũdo manda o apostolo por tal que seram destroidos todolos vossos pecados. Porque vos nom veha a essa ora coyta que vos chapuçe demtro emnos ynfernos E desque o bem auẽturado martir ouue ditas aqstas cousas. e q o ouuerõ ferido de muytas guisas. cayrom todolos ydolos do templo ante os seus pes. e quebrãtaron se todos. e tornarom se poo. e segõdo q erã nada. a nada se tornarõ.

¶De como sam Sadornym


Guardar XMLDownload text