Corpus de Textos Antigos

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AuthorBernardo de Brihuega
EditorAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Translation/RedactionTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Translation/Redaction Date1300-1325
AttestationLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Attestation Date1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
Text typeHagiografia

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

index   Anastásio da Pérsia-9 < Chapter Anastásio da Pérsia-10 > Anastásio da Pérsia-11

¶De como Anastasio foy leuado preso ao paço d baizabaua o adeãtado e o castigou cristaão. e o esforçou pera reçeber marteyro. Cap .cccv.

SAbede q aaqla sazõ que sam anastasio foj pso era barçabaua adeãtado daqla terra e era emtõ em çesaria. mas veo hy logo a poucos dias. e o mayoral dos officiaes disse lhe logo do feito de sam anastasio e trouue o a camara hu julgaua baizabaua. Mas aaqla sazõ estaua baizabaua ẽbargado por muytos outr preytos q tinha d liurar e pode logo julgar sam anastasio. Mas aueo assy q se açertou aly emtõ huũ ão q conheçeo sam anastasio. ca o vira a sazõ q elle estaua em oraçõ e em vigilia ẽna egreja da bẽauẽturada madre de jesu o. e falou ele a puridade. e preguntou lhe por qual razõ era pso. E qndo lhe elle ouue dito de como era pso pela cõfissom de nosso snor jesu o. teue o por bẽ adante pelo seu boõ prometimento e confortou o em nosso snor jhesu o castigando o suas santas palauras de ds q temese de morrer polo nome de nosso senhor jhesu o mas q respondesse muy fortemente e muy leal a barzabaua e a todalas cousas que lhe elle preguntasse. e fazia lhe mente a palaura q o nosso senhor disse emno seu sancto euangelho. Qui perseuerauerit vsq in finem. hic saluus erit. Que quer dizer que o que durar emna confissam de fee ataa fim aquelle sera saluo.


Download XMLDownload text