Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   175a < Page 175b > 175c

¶De como sam menesio foy marteirado d mujtas guisas e dpois qimado. Cap .lxxx.

DEsque menesio ouue mostrado abertatamẽteabertatamẽte: erro por abertamẽte. que nom era ladrõ. E virõ os gẽtios q o aueria o juiz d soltar p força acusarõ no d cabo q era ão. e pgũtou lhe o juiz e elle lho otorgou dizẽdo q sẽ falha jesu o cria. E qndo o juiz o ouio. ouue contra elle mesura nẽhũa. ante dobrou os tormẽtos muj mais cruamẽte q nũca ãte forã tra nẽhũ dos outros. E atormẽtarõ no d todalas maneiras q assacar podrõpodrõ: erro por poderõ.. Mas por todo aqllo nũca poderõ tornar o seu coraçõ a nẽhũa das nemigas q lhe elles ẽsinauã. ãte seue sẽpre firme ẽno seu boõ pmetimẽto soffrẽdo os tormẽtos muy alegremẽte. e com grãde soffrẽça E dsy o juiz mãdou o qimar por ẽd bẽ como os outros todos. mas agora vos leixareos aq d falar d manesio q reçebeo dsta guisa coroa d marteiro e cõtar uos []cõtar uos […]: lacuna semântica; o contexto impõe uma forma de futuro, cõtar uos emos. a paixom d sete cauallos q forã aly ẽtõ marteirados. e o pmeiro auia nome amon. e o outro zenõ. e o outro tolomeo. e o outro ygeno. e outro grãdeuo. e o outro theophilo.

Da paixõ d amõ. e de zenõ. e d tholomeo. e d igeno. e d grãdeuo. e d theophilo. e logo de como faziã sinaes a homẽ q qria negar q negasse sẽdo todo acaba


Guardar XMLDownload text