Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   206a < Page 206b > 206c

pa foy ferido paaos. e çiriaco dado a carpasio. o adiãtado que o marteyrasse. Capitulo .clxxiij.

SAm çiriaco hindo assy de suũ ante o carro d Maximião augusto filho d deocleçião. o empador veo sam marçel papa grãde pesar q ouue do q faziam a çiriaco. e parou se ante elle. e disse lhe. Cõselho eu a tua piedade. e rogo te q me digas. porque atormẽtas assy os seruos d ds q rogam por o teu regno. e por o pueito de todo o pouoo? Emtõ maximiano augusto com grã sanha q ouue mandou ferir com paaos ao bem auẽturado papa. E desy mandou o ditar fora da villa. E dysse a carpasio seu vigairo. Ouue me mando te q tomes çiriaco. ho escomungado q pelas suas artes. e pelos se ẽcãtamẽtos fez aos homẽs cõfessar o nome de o. E por ẽde faze o tu atormẽtar d muytas guisas. se qser dar sacrifiçio aos duses. e a obedeçer aos meus mandamẽtos. e aas leis d todolos outros empadores.

¶De como carpasio fez dereter muyto pez. e deita lo a çiriaco p çima da boca. Cap .clxxiiij.

EM aqlle tẽpo q Maximiano mãdou aqsto. fez Carpasio tirar do carçer


Guardar XMLDownload text