Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   217d < Page 218a > 218b

muy humildosamente porq sabia bem que se elle rogasse a ds por elle que sararia daquella infirmidade do seu corpo segũdo q he escripto. Sperauit in domino eripiat eum saluu faciat eum quonia vult eum. Que quer dizer. Esperou ẽno senhor e liurou ho e feze o saluo poys que o quer. E este contreito caualgou em seu asno e veo se contra sam Jague em romaria. E desque foy em Carriom e ouue passada a ponte do rio e foy chegado ao lugar hu he chegado o moestero moestero: erro por moesteiro. de sam zoil. Aueo lhe assy per vẽtura q lhe morreo ho asno e em nenhũa guisa uõ: erro por nõ. se podia aleuãtar do poo e começou ha chorar muy fortemẽte sua besta porq desesperaua de todo em todo que podia chegar sem ella a sam jague. E homẽ que o achou assy descõfortado começou o afagar cõfortãdo o e disse lhe. Aqui antre nos he o corpo de sam zoil huũ muy prezado martir e de grande mereçimento. E ha nenhuũ tam desconfortado q se de coraçõ lhe demãdar sua ajuda q se parta doẽte delle. e pois se te tu trabalhares de o rogar muj affincadamẽte duuides q aginha aueras saude nẽ desesperes delo. E quando o contreito ouuio aquello foy se logo arrastando pera a ygreja do bem auenturado martir sam zoil e velou hy muytas noytes demandando lhe a sua ajuda e rogando lhe de dia e de noyte muy

Guardar XMLDownload text