Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1008T1008

História de mui nobre Vespasiano

TitleHistória de mui nobre Vespasiano
AutorDesconhecido
EdiçãoMaria Inês Almeida
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano. O poema em francês do séc.XII Vengeance de Nostre-Seigneur ou Histoire de la destruction de Jerusalem está na origem de prosificações levadas a cabo nos sécs. XIV e XV e que forneceram o arquétipo para as traduções ibéricas deste texto.
Data da Tradução/Redacção1496 (antes de)
TestemunhoLisboa, Valentim Fernandes, [1496?]. Biblioteca Nacional de Portugal, Inc. 571
Data do Testemunho1496
BITAGAPManid 1008, cnum 1008, Texid 1008
GéneroNovelística

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   42v < Page 43r > 43v

ql homẽ coheçia o lugar onde soya estar a casa . e isto ouuerõ todos por grãde marauilha . E logo enuiarõ ao empador seus messegeyros cartas nas quaaes lhe faziã a saber em q guisa e como pilat morrera . E des q o empador leeo as cartas e soube q d tal guisa pilat era morto feze se muyto marauilhado : e todos os nobres e grãdes q elle erã e disserõ . Bẽto seja nosso senhor ds q tal morte lhe deu q qs q no poço morresse . no ql elle podia viuer pouca vianda meo anno se fora per voõtade de nosso senhor jhesu o q o pode fazer .

¶Como foy cõdenado pilatus ao diaboo . porque teue arrependimento . Capitollo .xxix.

O Maao homẽ que tam estreytamente esteue dous annos na prisam do poço se qs arrepẽder de quanto mal tinha feyto q ds ouuera piedade elle se lha pidira . mas porque se arrependeo nosso senhor jhesu o quis que fosse companheyro do diaboo . E segundo tendes ouuydo foy vingada a morte e payxam de jhesu o pello emperador vespesiannvespesiann: erro por vespesiano. emperador de roma . e per titus seu filho foy destroydo jherusalem . porque d’entam per aqua nom ficou em ella nenhũa daquellesdaquelles: erro por daquellas. gentes .

¶Segue se a conclusam da presente estoria e queẽ ha ordenou .


Guardar XMLDownload text