Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1040T1090

Vida de Santo Elói

TitleVida de Santo Elói
AutorAudoeno de Rouhen
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do latim: «Vita Sti. Eligii», ed. Bruno Krusch, Monumenta Germaniae Historicae, IV, Parigi, 1902, pp. 634-761.
Data da Tradução/Redacçãonão posterior a 1490
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Colecção Pombalina: PBA. 746
Data do Testemunho1491
BITAGAPManid 1040, cnum 1689, Texid 1090
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   < Milestone[@type="milestone[@type="milestone[@type="chapter"]"]"] >

Outrosy . mujtos encarçerados e Rethiudos em fortes cadeas e prisoões forom pollo sancto homem Depois de seu finamẽto liures chamando o sseu piadoso nome . Antre os quaaes foy hũũ . o qual leuando o . ja . aa morte pera o penarem Alleuantou a alma e o penssamento ao sancto de deus E ffazendo seu voto ou promitimento escapou . das maãos dos que o leuauam e entrou em A igreia de sancto eloy . E seguijndo o . os da justiça que o leuauã . Outra uez . o prenderom . aa sepultura do glorioso sancto . E tirando o . ia . da igreia virou se elle contra a sepultura e disse gram deuoçõ de coraçõ E oo padre . sancto elloy Assy defendes tu os que se a ty Acolhem e te chamam . E esto dicto logo A cadea ou ferros que era prisonado se abrio e cayo arredada del . Em tal . guisa que os . que o preso leuauã Auendo gram temor E seendo espantados louuarom o senhor deus o seu seruo elligio . conheçẽdo seer aquelo . obra de deus . forõ mais ousados lançar em el mãão . E correndo . ho poboo . de cada parte . Vijnham veer as obras de deus . E todos o louuauam em o sseu seruo eligio


Guardar XMLDownload text