Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1114T1082

Horto do Esposo (A)

TitleHorto do Esposo (A)
AutorDesconhecido
EdiçãoPatrícia Franco e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoRedacção original a partir da compilação e tradução de diversas fontes.
Data da Tradução/Redacção1390-1437
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc.198, fls. 1r-155r
Data do Testemunho1390-1437
BITAGAPManid 1114 Texid 1082, cnum 1486
Génerodidáctica e espiritualidade

índice   101d < Page 102a > 102b

ne p booboo: erro por bõõ. exenplo aqlls q ensina p palaus . E asy auera galardom pdurauel e honrra ante ds . q he mjlhor sem cõparaçom q a hõrra q qrem au os sandeus p sua ciencia e por sua doutrynadoutryna: a palavra foi translineada para o final da linha seguinte, alinhada com o intercolúnio, ocupando o espaço em branco que devia pertencer ao título do capítulo seguinte. Este translineamento foi assinalado com esboços de folheamento a tinta igual à da cópia e posteriormente com um caldeirão pintado a azul. .

[..................................]O espaço deixado pelo copista para inscrição da capitulação foi ocupado com o translineamento da última palavra do capitulo anterior e com os elementos semiográficos descritos na nota respectiva.

Nom tan sollamte . qrem os homẽẽs au hõrra em gulardom da sua sabedoria . mas aJnda outros qrem e deseiam hõrra de caualaria e de fco d'armas e de guerra . Mas mais gloriosa cousa he ao homẽ seer caualeyro de Jhu o rey pdurauel . ca seer caualeyro do segle . Nem pensse o homẽ q pode suir a dous senhores tam desuayrados hũũ tpo asy como som o e o segle . e recebr glia e hõrra d'anbos quẽ esto espa . vããmẽte espa . Ca diz sciago . q qlqr q qs seer amjgo deste segle . he fco Jmijgo de ds . E qnto o homẽ se mais tbalha de cõprar a gaanhasa gaanhas: erro por e gaanhar. maior glia do mũdo . tanta sa mais sem glia e sem hõrra . e mayor cõfusom e dessonrra ãte toda a caualaria do ceeo e ante o senhor ds q he senhor das hostes e das caualarias e Rey da glia . Para mtes caualey do mũdo qres vẽẽcer e derribar outrẽ certamte ẽtom es tu uẽcido e derribado p mezqnha uaydade . e esto he gnde dessõrra seer uẽcudo de vããglia . E gnde ugonca e cõfusõ he poder resistir e estar forte almeos hũũ pouco cõtra hũũ peqno uẽto


Guardar XMLDownload text