Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M5308T12967

Vida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (G2)

TitleVida e Milagres de Santa Senhorinha de Basto (G2)
AutorDesconhecido
EdiçãoMarta Cruz
Tradução/RedacçãoEscrito originalmente em português
Data da Tradução/Redacção1248 - 1284
TestemunhoBiblioteca da Sociedade Martins Sarmento, BS 1-4-36 | Olim BS 10-6-146 | Olim B-2-65, pp. 334-356
Data do Testemunho1801(?) – 1845(?) (datado 14-02-1692)
BITAGAPManid 5308, cnum 27665, Texid 12967
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   340 < Page 341 > 342

dava grdes graças a Ds, pois eu asim nom faço como elles : pensando ella esto, a sua Ama lhe proguntouproguntou: provável variante idiossincrática do copista, dado que ocorre demasiadas vezes neste ms. (nove) para que seja considerada um erro. dizdo : mto tempo ha q te vejo andar cuidadosa, e triste, e nom sei q . Entom lhe respondeo esta virgem, e disse : Me snra, eu não cuido nenhũa cousa deste mundo, mas qdo eu ouço estas escrituras, os marteiros q receberão os stos martires pello amor de I Christo, e não acho em mim nenhũa cousa destas, entendo, e temo mto q serão em mim pecadoraserão em mim pecadora: erro, talvez por será de mim pecadora ou por serão em mim pecados., ca nom sei por q gisa eu pecadora posa ser junta a compa dos stos martires.

Vendo estaesta: erro por esto. sua ama, e covilhra, abraço a entom, e comeso a de a confortarcomeso a de a confortar: erro por repetição do clítico a. Provavelmente o copista copiou a primeira ocorrência do seu modelo e depois repete-o em próclise ao infinitivo, posição mais natural na sua gramática., e diser estas palavras . Fa leixa a Ds os teus cuidos, e elle te livrará dos cuidos, e tribulaçoens deste mundo, q nom tão solamte os stos martires forão ao Rno do ceo pello sangue q espargerom por I Christo, nem as stas outras nom som por ello coroadas nos ceos, mas ainda pello coração quebrantado nos pecados, e humildoso pa Ds, ca mtas virgens, e mtos confessores, e mtos Monges, e heremitas viverão nas crastas, e ermidas os qes nunqua espargerão sangue por Ds, pero seus ftos a Ds pras nas suas vidas, e forom por em ao Paraiso . Ora ma fa ouve o meu conco, e nom sejas torvada em teus ftos, nem em teus cuidos, pero q elles som bons, eu te digo q mtas lides, e mtas contendas as de aver com o Inimo, ca sei certa q ho homem ha 3 Inimos com os qes nunqua queda de peleijar asi de dia, como de noite . he o Inimo este mundo, o he o Diabo, o he a propria carne do homem, q como quer q seja mais vezinha, e chegada, ella he mais grave, e ainda mais o Inimo : asim como o mundo peleja com homem mostrando lhe riquesas, e cousas deliciosas, e thesouros, e ornamtos desvairados, e vestiduras claras, e preciosas : o Inimo convem a saber o Diabo peleja com o homem metendo lhe em talante q leixe seu Ds, e adore os Idolos q som surdos, e mudos, os qes nom podem aproveitar a si nem a outrem . o Inimigo convem a saber a carne he mais chegada da peleja com o homem, e fas lhe tomar, e comer das cozas defezas, e leixar as cosas q som saude de sua alma, dis o Apto s. Plo . A carne cobiça contra o espto, e o espto cobiça aquellas cousas q som contra a carne : e asi qdo tomares tençatomares tença: erro por tomares astença. algua de comer, ou de beber sabei certasabei certa: provável erro por sei certa ou por sei bem certa. q logo a carne te cobiçará o contrario, convem a saber manjares desvairados de carnes, e de pescados, e boas salças bem agudas pa ello, e outrosy logo a carne deza bonsbons: primeiro foi escrito bom, ns foram emendados sobre a perna final de m. vinhos; e ainda por ventura se tu quizeres alçar te de noite pa rezar, ou fazer servo a Ds logo te a carne [] nona carne […] non: lacuna semântica. Parece faltar uma forma verbal que introduza o dicurso directo. sabes q Ds fes as noites pa em ellas folgar todo o homem, e o dia pa trabalhar em elle, pois folga, e dorme : e demais ainda se por ventura te alçares de noite

Guardar XMLDownload text