SynAPse: Atlas Sintático do Português Europeu

Este projeto pretende investigar a dimensão espacial da variação sintática dialetal em Português Europeu e construir um recurso digital que responda aos requisitos da investigação neste domínio.

O Atlas Sintático do Português Europeu (SynAPse) é um instrumento de visualização e análise da distribuição de fenómenos sintáticos no espaço do território português (continente e ilhas), construído com base num corpus de discurso dialetal sintaticamente anotado (o corpus CORDIAL-SIN). Este recurso em linha permitirá a pesquisa e o mapeamento automáticos das construções sintáticas representadas no corpus dialetal, através da combinação de um motor de busca para corpora sintaticamente anotados e de uma aplicação de webGIS. A possibilidade de mapear de forma dinâmica e automática o resultado combinado de pesquisas sintáticas definidas pelo utilizador tornará possível observar a correlação espacial entre fenómenos e identificar áreas geográficas de convergência sintática.

Os dados postos a descoberto pelo SynAPse serão analisados numa perspetiva linguística e geográfica, cruzando-se a metodologia e o aparato teórico da sintaxe (micro)comparativa e da estatística espacial.

Financiamento: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/LLT-LIN/32086/2017)

Início do projeto: Outubro de 2018