Sentence view
Caniçal, excerto 31
Text: -
Tinha assim um [vocalização] uma argolazinha acolá na [vocalização] acima do [vocalização] leito da [vocalização] da popa da canoa.
[pausa] Tinha uma argolazinha que amarrava-se um cordel.
[pausa] E depois tinha um [vocalização] um passador, que é o tal [vocalização] o tal [vocalização] pernete.
INF Ah, e depois tem Em baixo tem é o coiso.
É as fêmeas e os machos – [pausa]
INF que é onde onde se mete o [vocalização] leme.
INF É em cimento, para prender a cana-de-leme [pausa] – para a cana-de-leme não fugir.
[pausa] O leme tem um furo na no capelo.
[pausa] E tem um furo no leme, [pausa] para amarrar [vocalização] o leme – para quando a baleeira dar a pancada, [pausa] não saltar para cima.
Na [vocalização], no [vocalização] No arpão, temos um [vocalização] aplica-se um [vocalização] pedacinho de madeira, [vocalização] fraca.
[pausa] Tem um furo Tem um furo entre a entre a [vocalização] a coisa [vocalização], entre o [vocalização], o [vocalização] …
A caixa do arpão [pausa] tem um furo [pausa] que a gente mete um pedaço de de madeira, [pausa] na tendência de [vocalização] levar o arpão – que pode bater [vocalização] [vocalização] pode bater de maneira de dele abrir, [pausa] e [vocalização] a coisa, e não trancar [pausa] o cachalote.
[pausa] Tem que levar esse bocadinho de madeira [pausa] para segurar, [pausa] para ter mais segurança [pausa] – para quando trancar, [pausa] não [vocalização] entrar e não partir.
Depois de ter estar lá dentro da baleia, trancada, [pausa] a baleeira a baleia vai puxar por a baleeira [pausa] e [vocalização] e o pau parte.
[pausa] e o E o arpão abre.
Edit as list • Text view • Sentence view