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Outeiro, excerto 40
Text: -
… [pausa] Tem assim caleira – cãles.
E depois pomos-lhe na frente – chamam-lhe as comportas – uma tábua.
INF1 Com dois paus para fechar.
INF1 Com cubo só é aquele ali da de ao pé da ponte.
INF1 Do santuário, ali, da parte de cima.
e depois pomos-lhe uma tábua com uns paus.
INF1 Tem a presa, a presa para puxar a água para lá,
e depois temos-lhe um golete assim.
INF1 Um golete [vocalização] lá na frente.
Que pomos-lhe as tábuas e depois temos um golete para a água ir …
INF1 Para sair do rio, da presa para baixo.
INF1 Pomos-lhe lá uma tábua
e depois vai para o vai para as pedras.
INF1 É a [vocalização] tal comporta.
e o rodízio é que faz andar a pedra.
INF2 Depois faz-lhe andar o rodízio
[pausa] e a pedra é com o que mói o pão.
Tem lá umas uma coisa de ferro [pausa] na ponta do rodízio,
e por baixo é de ásperas.
Assim no É um aro, largo,
e depois tem aquilo ásperas.
Para a água bater nas ásperas e ele rodar.
INF1 Bate a água [pausa] ao redor.
INF2 Olhe, a água até faz faz andar [pausa] o rodízio
e o rodízio faz andar em cima a pedra.
INF1 Pois é um como sendo um eixo.
INF1 Como nós agora, nós pomos-lhe um pau ou uma…
INF3 Eu disso já não lhe posso explicar, que eu disso não sei,
É que não lhe posso explicar bem o nome, o nome bem do pau.
INF3 Posso-lhe mostrar o meu que tenho ali
Mas esse já conhecem, ele já?
Uma joguinha que é donde é que ele se põe a boqueja
INF1 A senhora também já sabe do moinho!
Agora assim no chão tem uma pedra assim,
e depois ele trabalha ali como sendo uma porta.
INF2 A água faz é rodar o rodízio sempre…
INF1 Como sendo uma porta.
INF3 Vá, além disso, eu não lhe sei explicar.
INF1 É o mesmo que sendo o vento, também.
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