R&D Unit funded by

Sentence view

Alte, excerto 35

LocationAlte (Loulé, Faro)
SubjectAproveitamento dos produtos vegetais
Informant(s) Acidino Acilino
SurveyALEPG
Survey year1977
Interviewer(s)Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Text: -


[1]
INF1 Isso era as pinhas, ou então rama.
[2]
INF1 A gen- A gente aqui nunca precisou comprar [pausa] para acender o lume.
[3]
A gente vai buscar mato,
[4]
traz-se [vocalização] sargaços,
[5]
INF1 traz daros,
[6]
INF2 Urzes.
[7]
INF1 traz [vocalização] qualquer um.
[8]
Qualquer qualidade de mato serve para para acender o lume.
[9]
INF1 Lenha é quando é para queimar, que não é para acender.
[10]
Isso é para fazer [pausa] fogo.
[11]
INF1 Lenha.
[12]
Diz-se: "Vai-se buscar um feixe de lenha".
[13]
INF2 Lenha.
[14]
Pode ser urzes, de qualquer maneira.
[15]
Rasmono.
[16]
INF1 Pode [vocalização]
[17]
Não.
[18]
Pode ser lenha de carrasco, ou de folha de farroba, farrobeira,
[19]
pode ser de amendoeira.
[20]
INF2 Iscas, também.
[21]
INF1 Ah, mas isso é para acender.
[22]
Agora para fazer fogo, para fazer fogo é de azinho
[23]
INF2 Isso está-lhe ela a procurar.
[24]
Isso está-lhe ela a procurar.
[25]
INF1 ?
[26]
Não.
[27]
?
[28]
INF1 É [vocalização] acendalhas.
[29]
É a acendalha.
[30]
INF1 É um pedaço de [vocalização] .
[31]
INF1 [vocalização] Um pedaço d- ou de azinho ou de [vocalização]
[32]
Tem aqui um um traço de azinho
[33]
ou tem um traço de sobreiro
[34]
ou tem de [vocalização]
[35]
INF1 A serra, a machada, o machado?
[36]
INF1 São para fazer rachas.
[37]
Com o machado para o que serve é para fazer rachas.
[38]
INF2 A rapariga quer saber de mais alguma coisa,
[39]
eu posso-lhe dizer.
[40]
INF2 um podão, está a perceber?
[41]
E antigamente havia uma porrada uma porrada como nós lhe alcançámos
[42]
e havia um podão, está a perceber?
[43]
INF1 Isso é para limpar,
[44]
isso é para limpar.
[45]
Mas eu aqui não estava dizendo para limpar.
[46]
Estava dizendo é [pausa] para traçar e para rachar.
[47]
INF2 É para limpar .
[48]
Eu me falta Eu me falta saber ler.
[49]
INF1 Quando se pergunta para limpar é uma coisa.
[50]
INF2 quem compreenda o que eu quero dizer .
[51]
INF1 Pois, também eu compreendo o que tu dizes.
[52]
sei o que é,
[53]
que eu não te disse logo que era é para limpar?
[54]
É quando um homem anda limpando uma oliveira ou uma amendoeira,
[55]
tem o podão,
[56]
por causa de ele chega a certas partes,
[57]
ou corta para cima ou corta para baixo.
[58]
INF2 Estás a falar bem.
[59]
INF1 [vocalização] É [vocalização] .
[60]
INF2 Está a falar bem.
[61]
INF1 I- Isso que tu dizes também eu sei.
[62]
Agora, o que a gente aqui estava a fa- a falar é: traçar o [vocalização] da árvore.
[63]
Hoje, têm um aparelho, a máquina, a serra eléctrica, que não esse trabalho que dava antigamente.
[64]
Antigamente, era com um serrote, um serrote de traçar, e [vocalização] ou então com uma machada.
[65]
Com uma machada, com um machado!

Edit as listText viewSentence view