R&D Unit funded by

AJT08

Aljustrel, excerto 8

LocalidadeAljustrel (Aljustrel, Beja)
AssuntoA alimentaçãoErvas, arbustos e flores
Informante(s) Iolanda

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ1 E outras ervas assim que tiram para chá?

INF uma erva que também se cria no campo e nos quintais que é a selva. A selfa. É muito boa.

INQ2 Selfa?

INF Aqui neste quintal a seguir . bocadinho passei e ele digo: "Olha, se eu não me esquecer hei-de levar um bocadinho para fazer chá". Às vezes a gente está mal dispostas e [pausa] é bom.

INQ2 Então quando passar por traga um bocadinho para a gente ver a folha como é que é.

INF Sim.

INQ2 Está bem?

INF É a selva.

INQ2 Selva ou selfa?

INF Sim, eu até não sabia e uma senhora dum guarda me disse: "Olhe, vou levar aqui um bocadinho que, às vezes, estou mal disposta e isto é um chá tão bom, tão bom"! Pois. Digo: "Ai, mas isso eu eu lembra-me de as pessoas, às vezes, lhe darem ataques e passarem-lhe com essa erva". "Não, mas é bom para chás", disse-me ela.

INQ1 Pois. E mais assim outras boas para chás?

INF Assim do campo? Do campo, ele eu não sei. Esta gente que va- das ervanárias é que sabem. Pois. Antigamente curavam as pessoas com as ervas do campo; agora é é tudo à [vocalização] botica. Pois. Tudo à

INQ1 Então e cidreira, não?

INF Erva-cidreira é bom também. Conheço.

INQ1 Também se usa aqui, ou não?

INF Sim, também erva-cidreira, hortelã-pimenta. Pois. Hortelã-da-ribeira. Pois. Poejos. Poejos, se quiserem levar, tenho no quintal, podem levar que é bom para as para a Não gostam da sopa alentejana, não?

INQ2 Oh!

INQ1 Eu se Gosto muito.

INF ?

INQ1 Mas eu gosto mais de sopa de, de coentros, açorda de coentros do que Pois.

INF Ah, açorda. Uma açorda com Mas costumam a fazer? Então podem levar um panito caseiro [pausa] do forno, e levarem coentros. Quando forem, eu logo lhe arranjo coentros. não ?

INQ1 , mas é, por acaso, é difícil.

INF Mas, às vezes, é de fácil é difícil?

INQ1 É.

INF Pois. Mas, se calhar, não costumam a fazer como a gente faz em um [vocalização] no Alentejo.

INQ1 Como é que fazem?

INF A gente, [vocalização] por exemplo, pica-se qua- quatro alhos não é? , uns três ele uns três ou quatro alhos não precisam muito grandes , cortam-se para não se safarem, pi- pisam-se muito bem com os coentros. Lavam-se os coentros e lavam-se os alhos e depois e põe-se uma sal. Mas não se põe muito que é para depois saber se está bom de sal. Bate-se muito bem, muito bem. Eu gosto de bater e ficar tudo bem batido. pessoas que deixam os coentros grandes, eu não gosto de ver isso. Aqui em casa também gostam assim. E depois de aquilo estar muito bem batido, deita-se o azeite, aquele pouco mais ou menos que a gente . E depois, tem a sopa migada a sopa quanto mais fininha é, melhor , sopa de pão Até pode fazer açorda de bacalhau, açorda de amêijoas, [pausa] açorda de poejos, também pode lhe deitar uns poejinhos. Mas se gosta mais de coentros os coentros Eu também gosto mais de coentros. Deita-se a água e depois mexe-se muito bem água a ferver!

INQ1 Pois.

INF Eu até costumo a deitar ovos dentro da taça da, corto-lhe um ovinho dentro. Quando é tempo de pimentão verde, deito um bocadinho que muito gosto à açorda. Não faz mal com os coentros!

INQ1 Pois, pois.

INF Se não gosta com o pimento, não deite. E depois de estar os as sopas migadas, deita-se água, mexe-se muito bem e prova se está bom de sal. Depois deita-se o pão, que o pão tem sal. Tem que provar é [vocalização] o caldo. Depois tapa-se ali um bocadinho. Depois serve-se. É o uso do Alentejo.

INQ1 Estou cheia de fome! Tenho impressão que janto!

INQ2 Se te dessem a açorda, não jantavas.

INF E é uma coisa, e é uma E à noite é uma coisa que não faz mal. Eu tenho ido de viagem, venho mal disposta, ponho logo a água ao lume, faço ali uma açordinha, deito-lhe um ovinho com uns coentrinhos coentros e o azeite e o ovo , migo uma sopinha, cai-me aquele caldo tão bem!

INQ1 É!

INF Fica a gente bem. , ele pouca gente Esta, a, o A açorda é de, de é o uso do Alentejo.

INQ1 É.

INF Mas

INQ2 Mas em Lisboa também se come bastante.

INF Mas é com este pão, não é com o pão fino, que o pão fino não presta.

INQ1 Pois.

INF Este pão fica Embora abrande, mas fica rijinho.

INQ1 Pois, pois.

INF Tem que ser pão de daquelas mulheres que fazem o pão como eu o amassava!

INQ1 Pois.

INF Pois. Como eu amassava que o amassava Levava uma hora a amassar um alguidar de pão.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view