INF E esta era a tal [pausa] que eu falei. O rabo dá aspecto de ser uma rapa; agora [pausa] a cabeça, eu parece que acho a cabeça assim um bocadinho grande.
INQ1 Eles nuns sítios chamam bicha-cadela, gata, gata-bichaneira… Mas pode ser a rapa…
INQ2 Bicha-tesoura.
INQ1 Bicha-tesoura.
INF Pode ser, po-
INQ1 Mas aqui conhece pela…
INF Pode ser ou- outra qualidade de bicho que eu não estou visto nele. E como não estou visto nele… Eu tenho sido sempre um observador de quando vejo um bicho, [pausa] inspeccioná-lo… [vocalização] Eu com os lagartos pegava até muito com eles. [vocalização] E [vocalização] ele o lagarto, [pausa] em bem se vendo apertado, volta-se [pausa] contra a gente.
INQ2 Rhã-rhã.
INF [vocalização] O lagarto fazia assim com a cabeça e eu fazia assim com o dedo. Tanta vez fiz assim, até que e- eu fiz para lá, ele fez para cá, pilha-me aqui assim no coiso.
INQ2 Ai sim?
INF O gajo [pausa] apanha-me aqui assim; quer dizer, aqui do lado da pele [pausa] esfarrapou, e aqui do lado da unha [pausa] arranhou.
INQ2 Sim.
INF Mas eu sacudi-o assim: "Eh pá"! Esmaguei-o todo ali debaixo duma pedra. [pausa] Mas depois de ter esmagado – isto era gaiato –, depois de ter esmagado o pássaro o bicho, digo eu aqui assim: "Grande avaria eu fiz! Então eu estive a pegar bulhar com o animal, então o animal ia a fugir de mim, eu corri atrás dele"! O animal via que não era capaz de me dar saída, voltou-se contra mim.