INF Depois com o vulcão dos Capelinhos, os carros do Estado… A lenha até ficou muito coberta de cinzas e ficou muito difícil, mas [vocalização] mas as pessoas eram… As pessoas da Praia do Norte são egoístas! São pessoas que pensam muito em si e não pensam nos outros. [vocalização] Até de Inverno se ia buscar incenso então ao mistério. Mas então havia há ali umas certas zonas na, na no Capelo e na Praia do Norte que é baldio. É É concelho. Não é baldio, é concelho. Portanto, aquilo é do Estado, iam buscar uma senha ao Estado, aos Serviços Florestais – agora reportam é para os Serviços Florestais – e autorizavam que se fosse buscar incenso; mas lenha não, só incenso. Com o vulcão dos Capelinhos, começaram os os carros do Estado a transportar esses incensos, porque o gado ele ficaram aí poucas e mesmo não [vocalização] não comiam coisa que pudessem carrear. Isto também aqui passou-se uma crise grande nesse tempo. Portanto, eles começaram a achar que era bom carrear o le-, o a lenha de carro. Depois a vida foi mudando, os [vocalização], os [vocalização] as pessoas emigraram, isto ficou mais leve, porque já se precisou ou começou a precisar de menos lenha depois que chegou o gás. Eu penso que todas as casas ainda usam lenha. Uns mais, outros menos, mas sem usar lenha nenhuma acho que ninguém…
INQ Mas qual era a diferença entre o concelho e o baldio?
INF Baldio é os ce- os cerrados fora da serra; o concelho é as terras que pertencem ao Estado mas que não são no mato.
INQ Portanto, e com, com esses toros fazia as achas, como já disse. Com o que é que fazia?
INF Mas a lenha era feita às achas era à porta.
INQ Ah!
INF Era carreada, nas nos carros, a lenha tal qual ela era. No mês de Março – Março, Abril –, eles iam cortar a lenha. Mas aquilo iam cortar [vocalização]… Por exemplo, iam comprar quatro carradas de lenha, e eles marcavam-lhe um lote [pausa] de terra, [vocalização] as pessoas lá. Porque pouca gente tinha terra na Praia do… Daqui dos Cedros, pouca gente tinha terra de lenha na Praia do Norte; iam era comprar às pessoas da Praia do Norte.
INQ Rhum-rhum.
INF Apareceu a comprar lenha foi [pausa] [vocalização] a ven- a comprar terra de lenha, foi umas umas… O meu sogro então é que saberia contar isso. Eram uns – como é que se chamavam? – uns ri-… Não é ricaços, como é que se diz? [pausa] Pessoas antigas que tinham aquele terreno e isso foi leiloado. Dividiram em lotes e foi leiloa- leiloado. Fizeram muita campina. O meu sogro comprou onze alqueires de terra que lá, que que lá ainda tem, que é a que a gente ainda quando precisa vai lá buscar. Outros compravam três, outros compravam… Aquilo foi dividido e foi arrematado. E [vocalização] então nessa altura é que mais umas pessoas vizinhas aqui dos Cedros ficaram a ter terra de lenha. A não ser, era tudo comprado àquelas pessoas da Praia. E elas [vocalização] exploravam. [vocalização] E não eram pessoas que fizessem aquilo…
INQ Então chegavam depois…
INF Regateavam.
INQ Pois.