R&D Unit funded by

CDR45

Cedros, excerto 45

LocationCedros (Horta, Horta)
SubjectA horta e os produtos hortícolas
Informant(s) Joana
SurveyALEPG
Survey year1977
Interviewer(s)João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ E um que costumava crescer perto das ribeiras, que dava uma folhinha verde, que depois também se fazia sopa, e também?

INF Agrião. Agrião. Esse agrião então era usado. Não eram todas as pessoas, mas havia pessoas que iam buscar o agrião da água. E o agrião da terra.

INQ Pois.

INF Mas, mas não é, ma- O que era vulgar em todas as casas era o a couve e o nabo. A couve era usada em sopa de feijão, chamava-se o caldo de feijão, que era posto couve, alho, cebola e funcho. Não se fazia sopa de feijão que não tivesse couve e funcho e o nabo e o [vocalização] alho e a cebola. Depois é que se começou a ir pondo o endro e o coentro. Mais o coentro do que o endro.

INQ Rhum-rhum.

INF [vocalização] Quando era de Verão, por exemplo, o feij- [vocalização] a sopa de queijada, a sopa de queijada é a fava de-, des- [vocalização] descascada e tira-se-lhe aquela casca de fora, fica o miolo da fava por dentro. Chamava-se queijada. Então é que não era não se fazia sem ter o coentro. Essa era. Mas era comida que se fazia de Verão.

INQ Pois.

INF Não era de Inv-. De Inverno não se usava muito coentro. usou- se usa coentros desde que eu me conheço. Mas antes não. Antes usava-se o coentro e o endro era na [vocalização] na sopa da carne.

INQ E espinafres por aqui não havia?

INF Agora . Mas então depois que eu tive as minhas filhas [pausa]

INQ Rhum-rhum.

INF é que começaram os médicos a aconselhar que era bom dar sopa de esp- de espinafres ele às crianças, aos bebés, e então começaram a cultivar. Mas ainda não é uma comida que seja de [vocalização] do dia-a-dia, das pessoas. É mais para bebé ou As pessoas como não foram habituadas nem se habituaram nem gostam.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view