R&D Unit funded by

CLH18

Ribeira Seca, excerto 18

LocationRibeira Seca (Calheta, Angra do Heroísmo)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Idalinda
SurveyALEPG
Survey year1995
Interviewer(s)Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Mas alguma coisa que chame um cacto? Um cacto? Não? Não se chama nada.

INF Cardos, há-de ser c-.

INQ Cardos também. Mas não, eu estava a falar de cacto. Um cacto. Não, não nada que se chame um cacto.

INF Ah, pois eu conheço aqui é cardo. Talvez haja mas eu também não sei.

INQ E os cardos como é que é? Uma coisa que pica muito?

INF É, que pica muito. E depois aquilo assim um uma planta grande, e e depois aqueles espigos e uma florinha roxa, assim. É

INQ Sim.

INF Não é parecida com isto. Porque até a gente até até por o São João fazíamos as fogueiras, íamos queimar e ficava aquele piquinho. E a gente guardava aquilo para noutro dia que estivesse Se a gente [vocalização] Se ele estivesse arrebentado, a gente ia ter sorte [pausa] na vida; e se não estivesse Eu, coitada, o meu arrebentou pouco, eu não tive muita sorte. Mas está bem bom, podia ser pior. Sempre, [vocalização] mas Não tenho tido sorte Não tive sorte porque os anos foram muito apertados.

INQ Claro.

INF A gente quando se criou, ele era Quando [vocalização] Mesmo depois de eu me casar vai quarenta e um anos, vai fazer para o mês que vem quarenta e um ano , penei muito.

INQ Claro.

INF Penei muito! Olhe, eu ontem ouvi aquela mulherzinha que foi para Ela está em França com um pequeno que foi ser operado

INQ Ah, sim, sim.

INF Ai, eu chorei tanto, tanto! Que eu lembro-me do meu, que eu fui para a Terceira e ele tinha ano e meio. Também tão doentinho, tão doentinho! Eu chorei tanto quando vi aquela pobre mãe! Mesmo a dizer o que eu ouvia, eu chorei tanto porque eu lembrou-me sempre do meu. Eu lembro-me por quem tem filhos.

INQ Claro.

INF Você não tem filhos?

INQ Tenho um filho com vinte e cinco anos.

INF Ah! Olhe, o meu tem trinta e [vocalização] O mais velho tem trinta e seis, vai fazer trinta e sete agora para Fevereiro. Ele é da idade de da que é casada com o Hércules.

INQ Ah!

INF Ele é do mesmo dia com a diferença de dois anos. E a outra tem trinta e um. Fez agora em Abril. Um Portanto, tem tem três anos de diferença. O ma- A mais velha tem diferença de O mais velho tem outro que tem diferença de dois e aquela tem [vocalização] três anos de diferença. E depois não tive mais nenhum, porque o Nosso Senhor não teve destinado a me dar. Não foi que eu então tomasse coisas para [vocalização] Às vezes diz que tomam pílulas Eu isso mesmo não nunca vi. Mesmo quando a gente era pequena, [pausa] quando eu me casei, não havia disso.

INQ Não havia. Não havia não.

INF E eu mesmo não tomava. Porque você sabe, aquilo se evita aquilo, faz também mal muito a uma pessoa.

INQ Pois faz.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view