INQ Olhe, tio Hermes, diga, antigamente, portanto, a que horas é que se costumava comer? E que nome é que dava? Portanto, mat-, era o mata-bicho primeiro, matar o bicho.
INF Pois.
INQ E depois a que horas é que era o almoço?
INF O almoço, [vocalização] no outro tempo – porque as horas não eram como agora, as horas hoje são diferentes –, a gente ia para uma ceifa, o almoço era às sete horas. [pausa] Mas era já com alto sol! Começávamos ao nascer do sol e depois trabalhávamos aí talvez duas horas. O almoço era às sete horas e o jantar era às doze. [pausa] E [vocalização] depois, à tarde, tínhamos a merenda, era aí às às cinco da tarde. E depois largávamos o trabalho pelo sol posto. Porque no mês de São João, naquele tempo, no dia 22 de São João, punha-se o sol [pausa] às vinte [pausa] às vinte e duas horas.
INQ2 Para as nove? Às vinte e duas horas?
INF Sim senhora. Eles têm modificado isto.
INQ2 Eles quem?
INF Ora, os governos, as nações.
INQ2 Ah, de, de estar até mais tarde?
INF Para Pois, [vocalização] as nações umas com as outras, para terem comunicações. Naquele tempo Naquele tempo, o sol punha-se [pausa] punha-se às às vinte e duas horas, e e às vinte e qua- [pausa] e quatro horas no dia 22 de São João. Era o dia maior que tínhamos. Ele depois dava em min- em minguar, em minguar, em minguar, em minguar, todos os meses minguava meia hora; no dia 22 do Natal, punha-se o sol às quatro horas da tarde. Pois.
INQ2 Mas o tio Hermes acha que se mudou isso como?
INF Ora, isso foram os governos uns com os outros, por causa dos transportes.
INQ2 Mudaram a hora?
INF Para conduzir… Mas isso tudo foi uma coisa que não não merecia a pena. Ele mudaram as horas mas não mudaram [vocalização] a rotação do sol. Isso é [vocalização] Tem sido toda a vida o mesmo.
INQ2 Ó tio Hermes e a que horas é que nascia o sol quando se punha assim, no dia 22 de Ju-, de, de, de São João, a que horas é que nascia mais ou menos?
INF Não estou certo. Sete [pausa] Aí às cinco horas talvez. Às cinco horas. Que a gente depois íamos almoçar às sete.
INQ2 E pegavam às cinco?
INF Pegávamos às cinco.
INQ2 E a que horas é que paravam?
INF Era mesmo ao nascer do sol.
INQ2 E a que horas é que paravam de trabalhar?
INF Ao sol posto. Ao sol posto, quem lá andava de empreitada – [pausa] quem era à jorna.
INQ2 Claro.
INF Quem andava de empreitada depois depois de o sol posto ainda trabalhava mais uma hora. E trabalhava outra hora antes de nascer o sol. Pois. A gente trabalhava uma hora antes de nascer o sol. Ao nascer do sol [vocalização] íamos – a gente dormia lá –, íamos levantar as camas, tirávamos uma buchazinha, depois começávamos a ceifar até às sete horas, que era o almoço.
INQ2 Então trabalhavam quantas horas seguidas?
INF Eu sei lá trabalhá- quantas horas nós trabalhávamos?! Nós começávamos ao nascer do sol – que era à era talvez às cinco –, até ao almoço trabalhávamos duas horas – aquele que era de sol a sol.
INQ2 Pois.
INF E depois era das sete horas até ao meio-dia, que era às doze. E depois tínhamos duas horas de sesta. Tínhamos duas horas de sesta. E depois [pausa] íamos ceifar. Tínhamos – não sei às quantas horas – às às cinco, era a merenda, comíamos um gaspacho.
INQ2 O que é isso?
INF Um gaspacho? É uma pouca de água com vinagre e azeite, e migava-se-lhe umas sopas. É o feitio duma salada.
INQ2 Pois.
INF Pois. Mas aquilo não tinha não tinha salada. Era
INQ2 Era só pão e…
INF Era só o pão e a água.
INQ2 E o azeite e o vinagre.
INF E era o [vocalização] o vinagre e o azeite. Pois. Comíamos aquilo. E depois largávamos ao deixávamos ao sol posto, depois ceávamos. Comíamos à noite depois qualquer dentada, qualquer coisa.
INQ1 Então e como é que chamava a isso que comia à noite? Era à hora?…
INF Era a ceia.
INQ2 E a que horas era, mais ou menos, que ceavam?
INF Ora, aquele que largava ao sol posto, em [vocalização] em largando o trabalho, podia começar a comer. E aquele que era de empreitada, que tinha que fazer serão, sem acabar o serão não podia comer.
INQ1 Rhum-rhum.
INF Pois.
INQ1 Portanto, quando a gente vai comer é porque tem?…
INF Vontade.
INQ2 O que é que a gente sente? Diz que está com quê?
INF Está com vontade de comer, ou está [vocalização] com fraqueza, ou qualquer coisa.
INQ1 "Olha, eu vou comer porque já tenho muita"?…
INF Muita vontade, [pausa] ou muita fraqueza.
INQ2 Olhe…