INF1 Mas para os favos tem, tem assim du-, du-, tem, tem tem-lhe, assim, duas fiadas de paus [pausa] a fazer cruz.
INF2 Dois pauzinhos a fazer a fazer cruz.
INF1 E elas, por cima daquele cruzamento [pausa] , e fazem e fazem os [vocalização] favos.
INF2 Trabalham ali e ali fazem favo.
INF1 E depois, não se lhe pode tirar, não não se pode tirar [pausa] as duas partes. Há que tirar só uma ou deixar algo daquela ainda.
INF2 Não. [vocalização] N-, Não, tu aí estás Tem-lhe aqui duas fiadas de paus, não é?
INF1 E [vocalização] E não se pode descobrir a [vocalização] a do do cimo.
INF2 Aqui. Ora, u– uma é aqui e outra é ali. E aqui, só se lhe tira aqui no cima, aqui no cima…
INF1 De arredor. Não se pode descobrir esta cruz. A parte de
INF2 Não, não. Tira-se-lhe só rente ao [vocalização] [pausa] rente ao [vocalização], à à tapadeira que tem-lhe assim no cimo.
INF1 Porque senão mo- senão morre o enxame.
INF1 Em volta, de lado.
INF2 Tira-se-lhe Tira-se-lhe o tapão e tira-se aqui um bocadinho sem ir aos paus.
INF1 O tampo. É o tampo; não é o tapão.
INF2 O tampo. É o tampo. É.
INQ E como é que se chama essa operação de ir lá tirar o mel?
INF1 Crestar.
INF2 Crestar.
INQ Como?
INF2 Crestar.
INF1 Crestar.
INF2 Crestar as colmeias. Crestar as colmeias.