EXB02

Enxara do Bispo, excerto 2

LocalidadeEnxara do Bispo (Mafra, Lisboa)
AssuntoA agricultura
Informante(s) Borromeu

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF A [vocalização], as As agriculturas antigamente eram mais que agora.

INQ Rhum-rhum.

INF Porque antigamente semeava-se muita coisa Quer dizer, eu conheci também uma época que nem sequer para comer havia.

INQ Pois.

INF Era pouco. Ele semeava-se pouco. Uma couve levava seis meses a fazer-se. Porque era à base de de estrume

INQ Pois.

INF e [vocalização] e não havia materiais. [pausa] Assim é que se fazia uma couve. A couve fazia-se muito preta, mas levava muito tempo a fazer, não é?

INQ Rhum-rhum.

INF Era à base quase de, do do tempo, pronto.

INQ Pois.

INF De resto não tinha nada no no para lhe para a alimentar e mais nada.

INQ Pois.

INF E [vocalização] havia vinhas. As vinhas eram mais estreitinhas que agora. Havia muitas vinhas, mais que agora ainda, que era tudo amanhado a braço.

INQ Rhum-rhum.

INF Ele a vinha era apertada, eram umas carreiras muito estreitinhas, muito A cepa, ela era daí de quarenta em quarenta centímetros ou que fosse de metro em metro, e era metro e meio de largo, nem tanto. Andavam os homens ali entalados dentro a [vocalização] a cavar. Era tudo feito à mão. E era cavado à mão, era raspado à mão, era sulfatado com uns com um pulverizador antigo de desses de cambota

INQ Rhum-rhum.

INF E Ou então tocados por baixo. Havia ele era tudo coisas antigas!

INQ Pois. Pois.

INF E [vocalização] a batata era semeada à mão; era tudo à mão. Era abrir covacho. Abria-se carreiras de covacho. Começava-se. Ele os homens começavam dois ou três ao lado uns dos outros a abrir uma carreira de covachos Era O covacho era, por exemplos, assim deste tamanho para levar três bocados de batata; acabava de fazer aquele, fazia logo outro, mas é tudo a, a [vocalização] a mata cavalos por abaixo, a ver aquele que chegava ao fundo.

INQ Pois.

INF Depois era tapado à mão, pronto. Era E era sachado à mão. Agora é tudo maquinismos, não é? Era tudo à mão [vocalização]

INQ Pois.

INF Tudo a manual. A batata também não dava tanto como agora.

INQ Rhum-rhum.

INF Dava menos. Porque não havia materiais e quem Que ele nem toda a gente podia pôr materiais. Quem punha materiais era o lavrador maior e o pequenino, é claro, não podia comprar. Naquela altura era uma miséria, não é?

INQ Pois.

INF Eram muitos filhos.

INQ Pois.

INF É. Era tudo diferente do que é agora, não é?


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases