R&D Unit funded by

EXB09

Enxara do Bispo, excerto 9

LocationEnxara do Bispo (Mafra, Lisboa)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Borromeu
SurveyALEPG
Survey year1995
Interviewer(s)Luísa Segura da Cruz
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Fui outra vez para sapateiro. era um homenzinho que era coiso, tinha treze anos ou coiso e fui outra vez para sapateiro. Que eu sabia aquilo aos olhos fechados!

INQ Pois.

INF Comecei outra vez em sapateiro, então nunca mais parou. Fui trabalhar para o Bairro da Encarnação. Estive dois anos, não gostava de estar naqueles ambientes ali, venho outra vez para para o patrão, aqui para Pêro Negro; depois de Pêro Negro, ele pôs aqui uma casa para oficina de sapateiro, éramos cinco a trabalhar, eu é que tomava conta da oficina.

INQ Pois.

INF Depois eu pus-me Eu cas- Eu abalei com a minha mulher tinha eu dezanove anos, ela outros dezanove. Fugi com ela. me alinhavei. Comecei a pôr uma vida nova, comecei a trabalhar por minha conta.

INQ Pois.

INF Sapateiro. [pausa] Comecei a trabalhar por minha conta por sapateiro, mas aquilo era uma uma miséria! Cheguei então a ter cinco empregados.

INQ Ah!

INF Fornecia aqui estas áreas todas de calçado. Iam lojas e tudo. E então, depois Mas era uma miséria! Era uma miséria! A gente para arranjar dinheiro para os empregados,

INQ Pois. Pois. Pois.

INF e para ficar com algum, Jesus, sabe !

INQ Pois era, era uma vida dura

INF Aquilo era uma miséria! Fazia-se um par de botas por por cento e vinte escudos, davam vinte escudos [pausa] de entrada.

INQ E o resto

INF O resto era a dar dez escudos por semana; muitas das vezes, a minha mulher chegava às, às aos postigos a bater, viam que era ela,

INQ Não lhe abriam

INF calavam-se e não abriam a porta. Pronto!


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view