R&D Unit funded by

GRC35

Carapacho, excerto 35

LocationCarapacho (Santa Cruz da Graciosa, Angra do Heroísmo)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Fradesso Frutuoso
SurveyALEPG
Survey year1979
Interviewer(s)Manuela Barros Ferreira
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Então diga porque é que o seu avô se chamava Paga-Negra?

INF1 O meu avô era Frederico Fulgêncio e era marinheiro de [vocalização] das embarcações. Trabalhava nos navios. Era mestre dum bote de levar o pessoal para bordo do navio. Tinha vindo da América [vocalização] pouco tempo. E agora, em terra, havia um boca- quer dizer, havia um bocadinho de mar e [vocalização] e disse: "Ó mestre Frederico, queremos a carga para bordo"! E ele disse: "Não. Carga para bordo não vai. se for no Cais da Negra". É no Cais da Negra que a gente faz o serviço agora, por causa que nesse tempo era no Cais da Areia.

INF2 Eu sei.

INF1 E ele: " se for no Cais da Negra; aqui não tomo carga nenhuma"! E pronto. E largaram-lhe o Frederico Paga-Negra. Isso de quantos anos é? Antes de meu pai nascer. E o meu pai leva sessenta e cinco anos. Com sessenta e cinco anos, [pausa] isto uns, perfeitamente, [pausa] uns sessenta anos, ou mais. [pausa] Ficou por Frederico Paga-Negra e ficaram a gente todos por família de Paga-Negra. E o meu pai, Froilão Fulgêncio, mas ele para ser conhecido em qualquer uma parte é por Froilão Paga-Negra. Eu para ser conhecido em qualquer uma um lugar, a minha naturalidade é Fradesso Fulgêncio. Mas eu se estiver juntamente com a senhora, ou com este ou aquele, num lugar qualquer ou num serviço: "Ó tio Paga-Negra"! Se chamar Fradesso, Fradessos muitos. Se chamar Fradesso Fulgêncio ou Fradesso Ginestal, ou Fradesso isto ou Fradesso aquilo, o [vocalização] a pessoa que é naturalizada por aquele nome, vai. Também se me chamassem Fradesso Fulgêncio , eu ia: "Ah, paciência! A gente vai beber um copo, madrinha"! Risos "Ah, padrinho, ah"! "Eu ainda vou dar-te um beijo como por alma dos meus netos"! [pausa] Eu tive uma lembrança boa. Isto é uma gente dada e ligada e amiga de dar, não sei se sabes. É assim.

INF2 Eu sei.

INF1 Isto são amigos de dar, mas amigos de dar.

INF2 E tu amigo de aceitar. Risos Oh! Pois. [pausa] E depois eu fiquei, como dizia o outro por Fradesso Paga-Negra. Pedinchão! Que eu gosto muito de pedir! E aquele que me quiser dar, eu aceito logo. [pausa] Roubar não quero! Em bem que me quiserem dar, eu aceito logo! Risos Seja o que for, eu agarro-me logo de qualquer maneira.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view