INF Com carros aí e [vocalização] desprezarem o [vocalização] os animales para acartar as coisas! Vão tudo no carro. Mas ainda tenho isso tudo acautelado: a empreita… [pausa] Isso é o tamoeiro. Isso trata-se tudo em t- o tamoeiro, mas só essa parte é a empreita. E isso é o arrocho [pausa] onde se arrocha a carga. [vocalização] E isso é a empreita. Aqui é a cabeçada, o freio, [pausa] que ainda o tenho aqui…
INQ1 Nunca havia um freio que em vez de ir no meio ia aqui por baixo?
INF [vocalização] Havia, sim senhora. Mas a gente usam sempre [vocalização] é mais estes – é mais este freio. Este freio aguenta mais o animal. Este freio va- vai por dentro da boca, o outro é só por baixo. Já é uma espécie de barbela. O outro é espécie de uma barbela. Tenho aqui a corrente que é a tal corrente que se [pausa] engatava na grade!
INQ1 Ah!
INF Tenho aqui o macinho.
INQ1 O macinho de bater o…
INF O macinho de abrir o arado e de fechar o arado – que é quando se abria e fechava-se o arado de pau. E isso é a tal corrente: está preparada ainda [pausa] de engatar na grade. Essas duas argolas engatam os dentes da grade, e depois ela vai à canga dos bois lá dentro, para, para eles para eles puxarem a grade. Ainda tenho isso tudo aqui.
INQ2 Sim senhor. Mas já não usa nada disso? Nem o seu filho também não usa?
INF Já não se usa. Já não se usa. Agora tudo é em tractores. É tudo já, [pausa] está Estão todas trabalhadas em tractores. Já nã- Já não trabalham a bois. Hoje, já não já não usam nada disso. Mas gosto de ter isso acautelado. É uma recordação.
INQ1 Claro.
INQ2 Pois claro.
INF É uma recordação, não é verdade?