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PAL35

Alte, excerto 35

LocationAlte (Loulé, Faro)
SubjectAproveitamento dos produtos vegetais
Informant(s) Acidino Acilino
SurveyALEPG
Survey year1977
Interviewer(s)Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

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INQ E aquela coisa que serve para acender o lume? Para fazer lume?

INF1 Isso era as pinhas, ou então rama.

INQ Mas uma coisa que até se comprava, quem não tinha, tinha que comprar, o que era, para fazer o lume, em casa?

INF1 A gen- A gente aqui nunca precisou comprar [pausa] para acender o lume. A gente vai buscar mato, traz-se [vocalização] sargaços,

INF2

INF1 traz daros,

INF2 Urzes.

INF1 traz [vocalização] qualquer um. Qualquer qualidade de mato serve para para acender o lume.

INQ Não chamavam lenha?

INF1 Lenha é quando é para queimar, que não é para acender. Isso é para fazer [pausa] fogo.

INQ Chamavam como, diga?

INF1 Lenha. Diz-se: "Vai-se buscar um feixe de lenha".

INF2 Lenha. Pode ser urzes, de qualquer maneira. Rasmono.

INF1 Pode [vocalização] Não. Pode ser lenha de carrasco, ou de folha de farroba, farrobeira, pode ser de amendoeira.

INF2 Iscas, também.

INF1 Ah, mas isso é para acender. Agora para fazer fogo, para fazer fogo é de azinho

INQ Pois e é isso. Para acender também, para acender como é que usam?

INF2 Isso está-lhe ela a procurar. Isso está-lhe ela a procurar.

INF1 ? Não. ?

INQ Como é que chamam a isso que serve para acender, que é assim aquelas mais pequeninas?

INF1 É [vocalização] acendalhas. É a acendalha.

INQ Sim senhor. Olhe, e, portanto, um homem vai, portanto, um traçador, tem um bocado grande, não é? Chama-lhe como, um bocado grande de árvore?

INF1 É um pedaço de [vocalização] .

INQ Chamam como, a esse bocado?

INF1 [vocalização] Um pedaço d- ou de azinho ou de [vocalização] Tem aqui um um traço de azinho ou tem um traço de sobreiro ou tem de [vocalização]

INQ Olhe, então pronto, pois. Então e ele depois mete uma coisa

INF1 A serra, a machada, o machado?

INQ Sim. E faz o quê?

INF1 São para fazer rachas. Com o machado para o que serve é para fazer rachas.

INF2 A rapariga quer saber de mais alguma coisa, eu posso-lhe dizer.

INQ Sim. É isso. [vocalização]

INF2 um podão, está a perceber? E antigamente havia uma porrada uma porrada como nós lhe alcançámos e havia um podão, está a perceber?

INF1 Isso é para limpar, isso é para limpar. Mas eu aqui não estava dizendo para limpar. Estava dizendo é [pausa] para traçar e para rachar.

INF2 É para limpar . Eu me falta Eu me falta saber ler.

INF1 Quando se pergunta para limpar é uma coisa.

INF2 quem compreenda o que eu quero dizer .

INF1 Pois, também eu compreendo o que tu dizes. sei o que é, que eu não te disse logo que era é para limpar? É quando um homem anda limpando uma oliveira ou uma amendoeira, tem o podão, por causa de ele chega a certas partes, ou corta para cima ou corta para baixo.

INF2 Estás a falar bem.

INF1 [vocalização] É [vocalização] .

INQ vamos a isso também.

INF2 Está a falar bem.

INF1 I- Isso que tu dizes também eu sei. Agora, o que a gente aqui estava a fa- a falar é: traçar o [vocalização] da árvore. Hoje, têm um aparelho, a máquina, a serra eléctrica, que não esse trabalho que dava antigamente. Antigamente, era com um serrote, um serrote de traçar, e [vocalização] ou então com uma machada. Com uma machada, com um machado!


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