INF Mas em Montargil também se chama sobreiros e sobreiras e chaparros. É a mesma coisa. A oliveira é uma árvore que dá a azeitona, [pausa] produz bem. É uma árvore que dura oitocentos, novecentos anos, mil anos. Então lá na propriedade que eu tenho, estão lá oliveiras que têm oitocentos anos. Há ali um chaparral à entrada de Montargil… Quando foi a Batalha de Aljubarrota, fo- eles esses que iam para a Batalha de Aljubarrota que vinham de Avis, estava aquilo esp- tudo espetado de estacas, [pausa] prenderam os cavalos às estacas. É um olival que tem seiscentos e tal anos. Montargil é uma terra antiga [pausa] e aqui o Couço é uma terra moderna. O Couço foi fundado em 1604 [pausa] por assassinos e ladrões.
INQ1 Ai sim?
INF Sim.
INQ1 Não sabia.
INF A trad- E a tradi-…
INQ2 E, e ali Santa Justa?
INF Santa Justa é também antiga. Santa Justa, era – chamavam-lhe – a aldeia da pêncora, mas hoje já lá não há…
INQ2 A aldeia da?…
INF Da pêncora.
INQ2 Ah! Não fazia ideia. Tinha…
INF A pêncora é uma coisa que dá dá um figo. Não sei se as senhoras…
INQ2 Sim…
INF Pois. Chamam aqui pêncora.
INQ1 Rhum-rhum.
INF Aqui nesta…
INQ2 E tinha muitas pêncoras?
INF Com muitas pêncoras. Era tudo, era…
INQ2 A aldeia das pêncoras?
INF Era a aldeia das pêncoras. Hoje não. Hoje Hoje é uma aldeia já já muito actualizada, já lá tem gente que… Saem de lá rapazes médicos… Tem mais formaturas Santa Justa que tem aqui o Couço.
INQ2 Ai é?
INF Tem.
INQ1 Pois.
INQ2 Pois.
INF Os rapazes de Santa Justa saltam todos as cancelas. Chama-lhe a gente todos esses que se formam que saltam as cancelas.
INQ1 Rhum-rhum-rhum.
INF Aqui no Couço não são amigos de saltar as cancelas.