R&D Unit funded by

UNS44

Unhais da Serra, excerto 44

LocationUnhais da Serra (Covilhã, Castelo Branco)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Dimas Dília Donzília
SurveyALEPG
Survey year1997
Interviewer(s)Gabriela Vitorino João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF1 Deu-me umas dores de cólica. Naturalmente, antigamente Naturalmente era a apêndice hoje.

INQ1 Ah!

INF1 Deu-me umas umas dores muito, muito activas, muito activas! Uma dores que era insuportável! Morava eu naquela casita além. [pausa] Eu depois desertei, e fugi à rua abaixo, e meti à estrada adiante, e arrebolava aqui, arrebolava além Umas dores que não aguentava mesmo! Uma coisa assim aqui na virilha!

INQ1 Pois, pois. Horrível!

INF1 [vocalização] Talvez

INQ1 Apendicite.

INF1 Talvez fosse apêndice ou isso. Ele era umas dores de cólica enorme. Umas dores insuportável! E um irmão meu um irmão meu que morreu, eu ia a fugir na frente, de noite, [pausa] ainda era assim muito cedo, assim ao amanhecer mas ainda era de noite, e o meu irmão sobre mim e eu ia desnorteado de todo, arrebolava aqui, arrebolava além, e depois cheguei além adiante, voltei para trás. Mas o meu irmão andava sempre atrás de mim, sobre mim, a ver o que é que se passava. [pausa] Onde está o quiosque, foram? Onde tomam café, [pausa]

INQ1 Sim.

INF1 ali ao largo, foram?

INQ1 Não, ainda não fomos , mas sei onde é que é.

INF1 Onde está esse quiosque, eu [vocalização] atravessei e meti numa rua [pausa] que para aqui. Meti à rua acima e um senhor que também morreu e tinha uma tenda [pausa] e tinha duas mulas para para levar ele uma tenda com quinquilharia, miudezas.

INQ2 Rhum-rhum.

INF1 E o gajo fazia até muitas feiras por . E tinha duas mulas na loja. E ele sentiu-me e veio à janela.

INF3 Vou buscar um rebuçado.

INF3 vai a mãe à casa-de-banho.

INF1 Veio à janela e diz o [pausa] diz esse senhor: "Então, ó Domingos" para o meu irmão "Ó Domingos, então o que é que tem o teu irmão"? Ele era Donato. Até era maneta dum braço.

INF2 Deixe-se estar que a gente passa.

INF3 Deixe-se estar.

INF1 Diz-lhe o meu irmão: "Olhe, veja , deu-lhe umas dores de cólicas, não sei, ele arrebola-se por todo o lado. [pausa] Dão-lhe um chá de toda a maneira e nada faz bem". [pausa] Diz o gajo para o meu irmão: "Ó Domingos, olha, eu acendo-te a luz daqui para eu não ir, que eu estou descalço, e vais à loja, apanhas um cagalhão da mula, desse mais fresco que , [pausa] dos que fez pouco tempo". Meu irmão foi e apanhou dois cagalhões de das mulas, que eram duas. Ou trouxe na palma da mão [pausa]

INQ1 Diga, diga.

INF1 Ou trouxe na palma da mão, ou não sei, [pausa] e veio para cima. [pausa] aqui uns mais gordinhos que os outros.

INF3 fale, isso está a gravar a cassete.

INQ2 São todos iguais!

INF1 o trouxe na mão e eu dirigi-me a casa que morava naquela casita além, que estive alguns sessenta anos. [vocalização] trouxe o cagalhão na mão, um ou dois: "Olha, pões uma cafeteira ao lume, cheia de água, [pausa] e depois metes o cagalhão num paninho branco, [pausa] um cagalhão dentro dum paninho branco, e atas-lhe uma linha, atas uma linha ao pano para se não escangalhar aquilo". Assim foi. A cafeteira 'pôse-a' ao lume, começou a ferver, pegou no naquela mocazinha com o cagalhão dentro, mas atado com uma linha para se não escangalhar, meteu dentro da cafeteira. Esteve um bocadinho a ferver [pausa] Eu soube o que era mas eu não quis saber, bebi.

INF2 Viu-se tão mal.

INQ2 Claro.

INQ1 Então.

INF1 Deitaram-lhe um bo- Então eu vi-me muito aflito! Deitaram-lhe um bocadinho de açúcar, bebi. [pausa] Assentei-me de cima da cama, assim à berma da cama, assentei-me: "Bebe esse bocadinho de chá"! Eu sabia o que era, que eu ouvi. [pausa] Eu bebi, dei ali uma golada ou duas, parecia azeite. Ficou da cor do azeite.

INQ2 Rhum-rhum.

INF1 Dei ali umas goladas, apenas chegou em baixo: "Brrrr", as tripas. "Brrr, brrr, brrr"! Fez ali uma revolução enorme. parecia azeite. Até Até fiquei agoniado. Mas não me importou. Eu queria era ver se aliviava.

INQ2 Rhum-rhum.

INF1 Tanta volta, tanta volta,

INF3 Começou logo a aliviar.

INF1 estava sentado na cama, tombei para trás, peguei no sono, estive bastante tempo a dormir.

INQ1 E passou-lhe?

INF1 Passou-me. Devia ser daquilo.

INQ2 Pois.

INQ1 Pois.

INF1 Ora, se ele me deu aquilo, é porque tinha experimentado mais.

INQ1 Claro.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view