INF Mas estas vinhas aqui nossas, como são muito antigas, não podem ser aramadas – está o senhor a compreender? Porque uma vinha aramada, põe-se-lhe aqui um pau… po - Sim, por exemplos, há lá aquela ponta, põe um pau e ali outro e depois um arame. E estas varas grandes, em lugar de ficar enrolada, ficava assim estendida, atada num arame. E aí E daí dava, sim, d- dava mais fruto produto, mais produção. Não dava! Dava a mesma produção! O que é que assim isto só tem um contra: é quando toma muito cacho, quando nascem muitos cachos, quando é que vem o São o São Miguel, muito cedo, como a gente lhe chama, que a vindima é chuvosa, por vezes, os cachos apodrecem aqui muito. Existi- Pois apodrecem, porque ficam mui- ficam muito fechados, mui-, mui- aos montes, não é? E se estivesse aramada, era já doutra maneira. Isto é agora a táctica moderna, mas isto é uma vinha antiga, não é? Não se pode fazer doutra maneira.
INQ Claro. Portanto, e aqui e aqui e aqui dá, cada um dá um cacho, é?
INF [vocalização] Dois ou três, até.
INQ Dois ou três.
INF Dois ou três, até. Até pode dar quatro cachos. Cada um olho pode dar quatro cachos. Por exemplos, deitam chamam-lhe os cachos – chama-se-lhe a gente espigas –, quando é que coisa isto dá em crescer, em depois cada um olho já tem deitado duas espigas e [vocalização] e quatro, até. Às vezes, isto deita dois olhos e deitam quatro. É conforme a força das parreiras – não é? – e conforme a qualidade, também – a qualidade dos vedonhos. Por exemplos, aquele aquele vedonho ali, isto é doutra qualidade; isto é aqueles cachos que a gente lhe chama [vocalização] ceuta roxa – não sei se o senhor já tem ouvido falar –,
INQ Não.
INF aqueles cachos grossos, grandes e vermelhos, [pausa] e aquilo são com uma pele muito maciinha; mas aquilo é já uva para para vinho.
INQ Pois.
INF Aquilo chama-se o arinto branco ou tinto. Aqui, na nossa coisa, é o arinto preto – aqui na nossa zona.
INQ Arinto.
INF Há arinto Há arinto preto e arinto branco.
INQ Mas o vedonho é o quê? É outra marca, é outra casta?
INF Não, o vedonho é outra casta. A gente, os vedonhos, chama-lhe vedonhos à qualidade das parreiras, aquilo aqui no Alentejo. À qualidade das uvas é que a gente lhe chama vedonhos. Por exemplos, este é um vedonho, aquele é outro, assim como lhe a gente disse – não é? –, aqui. É aqui o estilo aqui do coiso. E é, e aque- E aquela qualidade de vedonho – como a gente lhe chama – [vocalização] dá cachos, mesmo até sem ser enrolados. Me- Mesmo até os rebentos que rebentam rebentem pela cepa acima, [vocalização] dá cachos. [pausa] Ao passo que estes, e muitas outras qualidades, já não são assim. [pausa] Já são doutra maneira. Já não deitam tantos, não é? Alguns deitam cá mais acima; outros mais abaixo. É conforme as qualidades, não é?