INF1 Então a minha mesa tem alturas tem alturas que…
INF2 O meu filho [pausa] conhece também gente em muita banda. Esteve na tropa com muitos macacos, uns daqui, outros dalém. E então em lhe dando na cabeça vinham-lhe fazer visitas. E depois vão lá a Aljustrel. Mas a minha nora, [pausa] ele não está lá, mandou para mandam as visitas para cá.
INF1 Às vezes, está cá…
INF2 Está a perceber? E então quem carrega com a burra é o pai. Um dia, eles foram lá, ele não estava lá, disseram que eles estavam cá – até estava aí a minha nora, ou a minha nora veio também…
INF1 Veio? Não, estava ela cá.
INF2 Ou estava ela cá. E vieram à busca do Hortênsio aqui. Mas vieram um um de Lisboa que esteve na, na no coiso com o Hortênsio.
INF1 Eram dois casais.
INF2 E então trouxe a senhora e os meninos. [pausa] Depois que viram lá um vizinho que não conhecia o meu Hortênsio mas veio conhecê-lo [pausa] – e veio-me conhecer a mim também –, veio também e a senhora e os meninos. Bem, não era lá mais nada, [vocalização] eram, deveria estive a contá-los todos, eram dezassete pessoas! Risos [pausa] Eram dezassete pessoas. Olhe, não lhe digo nada! Foi aí, e coisa e tal, depois vai mais isto e vai mais aquilo, paparam-me cinco litros de vinho.
INQ Bolas!
INF2 Paparam-me uma garrafa paparam-me – era tudo daqueles gajos que bebem bem! –, paparam-me uma garrafa de brandy. Foi no café, com o café, com a [vocalização] bica, paparam-me uma garrafa de brandy. E as senhoras gostaram de tudo quanto apareceu…
INQ Tinham bom boca!
INF2 Por acaso foi.
INF1 Pois. Até por acaso [vocalização] era assim neste tempo, lá mais já um bocadinho à frente, que é no tempo da fava verde.
INF2 Por acaso foi.
INF1 Até fiz-lhe uma favada.
INF2 Cinco quilos! Cinco quilos de favas esburgadas, com toucinho e chouriço. Favas com toucinho e chouriço.
INF1 E [vocalização] E depois uma cachola de borrego frita, em cima.
INF2 E depois uma cachola de borrego frita, em cima, e mais uns bocados de carne. Depois em cima ainda mais uns bolinhos e umas coisas, e [vocalização] e café, e mais uma garrafa de brandy. [vocalização] Aquilo, no tempo, era… A vida, nesse tempo, ainda era um bocadinho barata, mas já já me deviam ter enrolado ali uns dois contotes. Risos A vida era barata, mas aquilo foi coisa e tal, e tal, todos… Com os amigos lá do meu Com os amigos do meu filho lá da tropa! Risos
INF2 Tomara a gente saúde! É preciso é termos saúde.
INF1 Acaba a gente por se rir, então o que é que a gente lhe há-de fazer?