R&D Unit funded by

CDR09

Cedros, excerto 9

LocalidadeCedros (Horta, Horta)
AssuntoOfícios, profissões e outras actividades
Informante(s) Joana

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Mas o dia de ir à caldeira ao junco era um dia de festa. Porque as pessoas iam, cortavam os seus molhos, faziam os seus molhos. Não se podia fazer trazer todo o junco que se queria. Ia-se muita vez à caldeira mas não buscar junco, mas não era que se fosse noutro lugar não se pudesse trazer muito mais junco. É porque era preciso poder subir a rocha com ele à cabeça, e não se podia fazer molhos que não se pudesse trazer. Mas eu conheço pessoas que eram muito pobres e que alguns traziam faziam os seus molhos e depois passavam o dia a brincar na água, a encher peixe se levava as latinhas para se trazer os peixes do fundo da caldeira. Mas eu conheci pelo menos duas senhoras aqui perto da minha casa que faziam duas viagens por dia: desciam, iam pôr um feixe na borda e desciam a buscar outro; e depois em cima juntavam os dois a um e traziam. Então [vocalização] essas senhoras chegaram a ir buscar muita vez, às suas cabeças, o junco do fundo da caldeira, a chegar à cabeça a casa. Mas não era então vulgar isso. As pessoas de quando chegavam à borda, tinham os burros e pa- e depois faziam e carregavam no burro para baixo. Mas elas não tinham burro e eram pessoas muito acanhadas, muito vividas para si, e preferiam trazê-lo à cabeça do que incomodar as outras pessoas.

INQ Mas essas facas eram assim como essas facas de cozinha?

INF Sim, facas de facas de cozinha. Facas de cozinha bem afiadas e [vocalização] e era com isso que cortavam o junco. [vocalização] Havia algumas pessoas que cortavam com a foice, que a foice [pausa] não era não cortava tão rente. Fazia o junco Porque o [vocalização] ru- o junco melhor é o que estava mais rente à terra.

INQ Rhum-rhum.

INF O que era mais macio era o que era posto por perto das águas, era o que nascia ao das nascentes das águas. Até que [vocalização] Eu [vocalização] talvez nunca mais irei ao fundo da caldeira, mas fui depois de rebentar o vulcão. O junco nunca mais foi bom como era porque deixou de ter água na caldeira. Portanto, junco ainda existe, mas é seco. É o junco É um junco duro, não não é um junco que se possa trabalhar. Havia também aqui nos matos da Junta, [vocalização] cerrados que estavam por trabalhar que também davam muito junco. Também havia muita pessoa que ia , pessoas, nos cerrados, ali junto às ribeiras Mas era então pouca percentagem que dava. Ele o forte do junco trazia-se era do fundo da caldeira!


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view